quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cotia fará parte do Programa Estadual Vida Nova – Recuperação de Mananciais

A recuperação e proteção das áreas dos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo, gravemente afetadas nas últimas décadas pela sua ocupação irregular e em larga escala, recebeu um importante reforço com o empréstimo de US$ 100 milhões do Banco Mundial (Bird) para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esse dinheiro irá para o Programa Vida Nova-Mananciais, do governo estadual, que entrará com contrapartida de US$ 25 milhões.


Diretamente, cerca de 2,5 milhões de pessoas residentes no entorno das bacias Guarapiranga, Billings, Alto Tietê, Juqueri-Cantareira e Alto e Baixo Cotia serão beneficiados pelo programa. Indiretamente, todos os quase 20 milhões de habitantes que consomem a água tratada dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) serão atingidos.


O propósito do programa é salvar a água que abastece São Paulo e salvar o meio ambiente. Este projeto envolve rede coletora, tratamento de esgoto para que não seja despejado sem tratamento nas represas, a remoção de famílias que estão em áreas de risco e oferta de novas moradias, a melhoria do sistema de captação de lixo das prefeituras, enfim, um conjunto de ações.


O programa está sob a coordenação da Secretaria de Saneamento e Energia, com a participação da Secretaria do Meio Ambiente, Sabesp e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Prefeitura de São Paulo e de São Bernardo do Campo.


A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária- através do Secretário- Dr. Laércio Camargo, recebeu a notícia com otimismo. O secretário informou que irá se reunir com o prefeito Carlão Camargo para definir os planos e metas que envolverão a área do Alto e Baixo Cotia.

Município será parceiro do Programa Bacia da Guarapiranga

Na terça-feira (5/01), o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária- Dr. Laércio Camargo e equipe técnica, esteve reunido com a gestora de Projetos Guarapiranga Sustentável- Araci Kamiyama, para conhecer o que é o Projeto Guarapiranga. A gestora veio à Cotia apresentar o programa, e propor uma parceria com o município.


A represa é um manancial de extrema importância para o Estado de São Paulo. É uma região prioritária para a Conservação da Biodiversidade e abrange os municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Lourenço da Serra e Juquitiba. A Bacia drena uma área de quase 64 mil ha e garante o abastecimento de água para aproximadamente 4 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).


O projeto “Guarapiranga Sustentável” prevê ações que promovem a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, o fortalecimento de canais especializados de comercialização de produtos e conseqüentemente a valorização dos produtores agro ecológicos na região. Sua conservação é fundamental para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará um estudo para levantar as áreas e a quantidade de produtores (cadastramento) e tipos de produção em Cotia, principalmente no Caputera e em Caucaia do Alto. De acordo com a gestora, será oferecido todo suporte necessário para que Cotia seja parceira no programa.

Para sua realização, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente já estabeleceu parcerias com SAA - Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento; SVMA - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Prefeitura de São Paulo (Supervisão de Abastecimento) e de Embu das Artes. Também participam desta iniciativa o Centro de Pesquisas Mokiti Okada, AAO e Instituto Kairós.


Da Redação

Nenhum comentário: