quarta-feira, 18 de março de 2015

"A paineira da entrada da Granja..."



"Quem chega à Granja Viana, logo se depara com ela. Majestosa e imponente, ela é um marco do nosso bairro.

Suas flores cor-de-rosa balançam ao vento e transformam a paisagem de quem passa pela rodovia. Essa é a nossa Paineira. A Paineira que é, sem sombra de dúvida, o símbolo do nosso verde, a porta de entrada da Granja Viana" (Fau Barbosa).



No final da tarde desta terça-feira(17), recebi a informação de uma fonte conhecida na região, de que a enorme e linda paineira localizada na entrada da Granja estava prestes a ser cortada.

Rapidamente pensei: "Isso não pode ser verdade. Aquela paineira é um símbolo! Moro aqui há 15 anos e sua imagem, principalmente em época de floração (como agora), sempre foi algo muito forte em todas as histórias que tenho vivido no bairro desde então.

 Histórias de luta pela preservação do verde, de discussão com grandes empreendedores, tudo com o propósito de manter a qualidade de vida no bairro que escolhi para morar e criar meus filhos quando decidi sair de São Paulo. (Quem me conhece sabe da minha história aqui).
Muito bem...indignada com a informação, resolvi abraçar mais esta bandeira e me posicionei na minha página pessoal das redes sociais, falando sobre a informação recebida e me indignando com o fato de que alguém estivesse pensando em cortar a "nossa árvore". 

Como assim??? Hora de fazer barulho!

Minha indignação tomou conta de vários moradores da Granja, que como eu, ficaram perplexos com a idéia. A grande maioria se mostrou indignada e unida. Por mais uma árvore? Não, vocês não estão entendendo. Não é apenas uma árvore. É um símbolo de toda uma história do bairro, uma árvore que sobreviveu à duas tentativas de corte (uma quando construíram o viaduto na década de 80 e outra em 2003, ameaçada por um prédio de 12 andares que seria construído no local) e mesmo assim ali permaneceu, linda, exuberante, a nossa maravilhosa Paineira.

Indignada, tentei contato com o DER (já que a paineira está em sua área de concessão e há alguns anos um funcionário do órgão me disse em uma reunião que iria cortar todas as árvores nas margens da rodovia. Tal fato veio rapidamente à minha mente e aumentou minha apreensão. Porém, como já passava das 19 horas, não obtive sucesso. A idéia era logo pela manhã novamente tentar contato e ir falar com o empreendedor caso fosse necessário.

Foi quando fui surpreendida por uma ligação da Prefeitura de Cotia, questionando a minha informação nas redes sociais, e solicitando que eu reparasse a informação, visto que a mesma não procedia e a Secretaria de Meio Ambiente de Cotia já estava sendo questionada sobre a denúncia. No início não entendi, já que prá mim ali a área é concessão do DER, não tendo nada a ver com Secretaria de Meio Ambiente de Cotia.

Mesmo assim, recebi com alívio a informação de que não era verdade que a Paineira seria cortada e que apenas havia sido autorizada a poda de um exemplar de Ficus que se encontra ao lado dela.

Caso encerrado, de tudo isso tirei uma lição. Meu post gerou tanta indignação, que fiquei imensamente feliz em ver que nem tudo está perdido. Recebi muitos comentários e ligações, todos de apoio à preservação da Paineira. As pessoas ainda se importam sim com a Natureza, com o verde, com a preservação, com a vida.

E isso valeu todo o meu stress de preocupação com mais essa árvore, apenas uma entre centenas de outras pelas quais já briguei tanto aqui na Granja, e que em sua maioria, tiveram um final feliz. Agradeço a todos que tiveram empatia por ela e se manifestaram.

Como sempre digo, "Juntos, vamos mais longe!"
...................................

Nota de esclarecimento
A Prefeitura de Cotia me encaminhou uma nota de esclarecimento na tarde desta quarta-feira, falando sobre o suposto corte da paineira. Copio abaixo:

A Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Meio Ambiente, informa que nenhuma poda ou supressão foi autorizada na Paineira localizada na região da Granja Viana e qualquer tipo de informação que afirme isso deve ser considerada equivocada. A árvore se encontra em uma área não edificante, não havendo necessidade de supressão.

A SEI Cotia Empreendimento Imobiliário SPE LTDA. está autorizada a realizar a poda de manutenção do exemplar arbóreo exótico (fícus).

A Secretaria de Habitação informou também que o projeto para construção do Hotel Ibis está devidamente aprovado.

A poda será realizada pelo proprietário da área com acompanhamento de uma equipe da Defesa Civil.

Atenciosamente,

Comunicação Social - Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cotia

Nenhum comentário: