sábado, 9 de janeiro de 2010

Chuva causa transtornos e alagamentos nos Bairros Jd. Sandra, Paisagem casa Grande, Panorama e Morro Grande.

"As chuvas da tarde dessa sexta-feira(09), atingiram em cheio as cabeceiras dos rios que cortam os bairros Jd. Sandra, Paisagem Casa Grande, Panorama e Morro Grande".

Esse é o relato recebido por email, de Danilo, morador do Jardim Sandra, contando que diversos pontos de alagamentos e enchentes causaram transtornos e destruição no bairro.

As fotos em anexo que ele tirou do seu celular, são dos bairros Jd. Sandra e Paisagem Casa Grande.
Repare que nem mesmo os novos e modernos pontos de onibus foram poupados, e por pouco a nova Clínica da Família do Jd Sandra não ficou debaixo d´água.



"Fau, onde eu moro, as chuvas derrubaram todos os muros de fundo dos terrenos, inclusive o meu. Ontem só consegui chegar em casa, deixando o carro no Jd. Sandra, e caminhando (com aguá acima do joelho) até minha casa. Meus pais ficaram esperando por cerca de 2 horas a água baixar, e mesmo assim, tiveram que ir pela rua de trás, pois a Santos Dumont, estava impossível", disse o morador.

E complementou: "Bombeiros, Defesa Civil, Sabesp e Eletropaulo, estiveram no local mais não conseguiram acessar o bairro, pois nem mesmo o caminhão dos bombeiros suportava os quase 2m a mais no nível do rio no Jd. Sandra".

O DIA SEGUINTE

Hoje passei a manhã andando por esses bairros, para documentar os estragos da chuva.

Estive primeiro na ponte do Morro Grande, onde fiquei conversando com algumas pessoas que estavam no ponto de ônibus. Elas me contaram que ontem as pessoas não conseguiam chegar em casa, e quem estava em casa não conseguiu sair.

Hoje nem os ônibus e nem os caminhões conseguiam passar, pois a cabeceira da ponte estava submersa. Um caminhão tentou passar de ré, mas não enxergava a ponte , acelerou e voltou, formando uma imensa "onda".

PONTE DA ESTRADA DO MORRO GRANDE

De lá, passei na Ponte do Jardim Sandra, onde as pessoas se divertiam na água, totalmente sem noção do perigo de ficar doente.

PONTE DO JARDIM SANDRA, DO LADO DA ESTRADA DO MORRO GRANDE

VISTA DA VÁRZEA INUNDADA DO RIO COTIA NO JARDIM SANDRA

Para chegar ao outro lado, precisei dar a volta passando pelo centro de Cotia, via Mathias de Camargo, entrando no Arco Íris, passando pela ponte do CDHU - também alagada, entrando no São Miguel, N. Sra. das Graças e Panorama, antes de chegar ao Jardim Sandra, e depois subir a Estrada das Cruzadas para chegar na Estrada do DAEE, no Morro Grande, onde várias árvores e pedras rolaram dos barrancos, fazendo com que muita terra descesse e interditasse cerca de 3 kms da estrada, deixando os moradores "ilhados".

PONTE DO CDHU DO SÃO MIGUEL

BURACOS NA R.SÃO JEREMIAS (SÃO MIGUEL) E ALAGAMENTO NA r. HERIVELTO MARTINS (N.SRA.GRAÇAS)

RUA DA CONQUISTA, NO JARDIM PANORAMA

A Defesa Civil, Eletropaulo e Secretaria de Obras realizavam uma operação contínua para liberar os acessos à população. Encontrei ainda pelo caminho, várias peruas da Secretaria de Assistência Social, lotadas de colchões.

ESTRADA DO DAEE - ÁRVORES, PEDRAS E BARRO INTERDITARAM 3KMS

A Defesa Civil trabalhou durante toda a madrugada, e essa semana tem tido bastante trabalho por conta das chuvas (desmoronamentos, alagamentos, corte de árvores, resgate de famílias, etc).

O trabalho é árduo, mas os profissionais envolvidos são de primeira e merecem um parabéns por sua dedicação e trabalho incansáveis!

Na volta passei pelo Assai, na Estrada do Capuava, e ao terreno já estabilizou. Agora é retomar a vida...até a próxima chuva...

Espero que São Pedro dê uma trégua pelo menos no final de semana.

Fau Barbosa

2 comentários:

Unknown disse...

Achei ótimas essas fotos... É lamentável a situação em que se encontra Cotia.... Sou morador do bairro Morro Grande e estamos sem ônibus desde sexta-feira (08/01/2010)... Tive que atravessar praticamente a nado a ponte que encheu d'água... e hoje (11/01/2010) muitas pessoas não foram trabalhar por falta de ônibus... O que a prefeitura fará a respeito??? Vamos ficar a semana inteira sem ônibus???

Anônimo disse...

é lamentavel ver esta situação que estamos passando no bairro do Morro Grande,
o pior é que estamos desde cedo tentando ligar para os vereadores e nada , meu "Deus" quando vcs precisa de votos falam um monte de coisas, prometem o que não consegui fazer.
E agora seus vereadores quem sera que vai pelo menos pedir para que a empresa Danubio Azul, que coloque pelos nenos um micro fazendo o caminho auternativo pelo hospital das graças.
Precisamos de trabalhar para que possamos cumprir com os nossos deveres.