quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CAMINHANDO PARA A AGENDA 21 EM COTIA...



No último dia 04, comecei mais um curso focado no meu interesse pela Sustentabilidade e pelo Meio Ambiente.

O "Curso de Capacitação de Multiplicadores para Implantação da Agenda 21 local", é uma parceria entre a Prefeitura de Cotia, a Gerdau, e a ONG Selva, e estará sendo ministrado no prédio da Secretaria de Educação.

Ele terá duração de 122 horas, com aulas semanais, e deve se estender até julho de 2009. Dos 180 inscritos, apenas 80 foram selecionados.

O Curso faz parte do Projeto "NOSSO MEIO AMBIENTE" e visa iniciar um processo de "Planejamento Participativo", dando a oportunidade de intervir nas nossas Comunidades.
Planejamento participativo, o qual é uma proposta de destaque na visão da nova administração, com o nosso Prefeito eleito, Carlão Camargo.

Mas vamos falar um pouco sobre a Agenda 21, para que vocês possam entender todo o processo.

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

É um documento de vários governos e instituições da sociedade civil de 179 países que culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.

Além da Agenda 21, resultaram desse processo outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

Resumindo, esse documento estabeleceu a importância de cada País em se comprometer a refletir, global e localmente, e passar a perceber que todos os setores da sociedade podem sim cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

E aí, entram como prioridade, os programas de
inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e claro, a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Mas gente, prá que isso ocorra, temos que abrir os olhos para o consumo sustentável contra a cultura do desperdício.

O pilar essencial da Sustentabilidade é a Educação Ambiental. Por isso temos que dar continuidade a isso nas escolas, nas comunidades, visando a participação de todos em prol do nosso Meio Ambiente.

Hoje, quando se fala em Meio Ambiente, logo se fala em desmatamento. Mas para combater isso, temos que fazer um "Reflorestamento Interior", tendo mais consciência e plantando as ações para o futuro.

Beijo,

Fau Barbosa

Nenhum comentário: