sábado, 29 de novembro de 2008

CONSELHO DA CONDIÇÃO FEMININA FAZ EVENTO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES!

Aconteceu na última 3a.feira, 25 de novembro, no Palácio do Governo, a cerimônia de comemoração do Jubileu de Prata do Conselho Estadual da Condição Feminina.

A cerimônia contou com a presença do Vice-governador Alberto Goldman e da Ministra chefe da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Nilcéia Freire.

O secretariado do PSDB MULHER DE São Paulo, também estava presente!


PSDB Mulher prestigia evento - Fátima Guimarães, Fau Barbosa, e Nancy Thame


Rosemarie Correia, presidente do Conselho, fez a abertura agradecendo à todos os presentes. Disse que o Conselho foi responsável por muitas vitórias, entre elas a implementação da Delegacia da Mulher.

Criado em 1983, tem sido responsável por estudos, debates e pesquisas que visem a mulher e qualquer discriminação sobre ela existente.

Disse que há muito a avançar e essa é uma luta que não pode parar. Exige que estejamos sempre vigilantespara eliminar todos os resquícios de uma cultura que discrimina a mulher.



- Auditório Lotado para o evento feminino -

A Ministra Nilcéia enfatizou que temos de combater a violência feminina, a violência continuada do lar, os estupros dentro de casa, o assédio no ambiente de trabalho, a violência moral de não ter um salário compatível com o dos homens.

O grande desafio se dá no plano de convencimento de que a violência contra a mulher não é só um problema da mulher, mas de toda a sociedade brasileira.

Foi assinado pelo Vice-governador Alberto Goldman, um termo de adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. São Paulo já tem uma estrutura extremamente organizada, mas vai melhorar ainda mais.

Simultaneamente, o Jubileu contou com mais 3 eventos:

- O lançamento do um livro que relata a trajetória dos 25 anos do Conselho, chamado "EMPODERANDO MULHERES";

- O lançamento do Selo e o Carimbo alusivos ao Jubileu, feito pelo presidente dos correios ajudando a divulgar essa causa, com a imagem de uma mulher flutuando, com a legenda "Voar é preciso";

- e o lançamento da Medalha Ruth Cardoso, em homenagem à 1a.dama que tanto se empenhou na luta contra a desigualdade social e foi uma das fundadoras do Conselho.

Goldman enfatizou que a luta deve abranger o mercado de trabalho, as políticas de saúde pública, além de uma condição social mais digna e justa que é de direito de todas as mulheres.

"Não podemos esquecer da importância da Mulher na conquista da Democracia!"

- Coquetel servido após o evento, no salão principal -

Lembrando que em 2007 tivemos 280 mil ocorrências, um número que agride à todos, pois é inferior à realidade. Precisamos atuar em cima das causas!

Vamos divulgar o abaixo-assinado no site:
http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/
Assinem, peçam para que todos assinem.Somente nos mobilizando, poderemos vencer mais essa luta contra a discriminação feminina.

Beijinhos,
Fau Barbosa

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ENCONTRO FALA SOBRE A CRISE

Queridos:

Como havia dito a vocês, fui convidada pela executiva do meu partido, a participar do 5º Encontro dos Tucanos Eleitos de São Paulo, realizado ontem nas dependências do Jockey Club de São Paulo, na Rua Boa Vista.

(Isso se deve, não por que fui eleita, mas porque por conta do secretariado feminino, do PSDB Mulher, o qual, com o apoio da base estadual, estarei trazendo em breve para Cotia).

Cheguei por volta de 9 da manhã, fiz o credenciamento, e fui encontrando amigos do secretariado. Lá pelas 10hs, chegou para o encontro o prefeito eleito, Carlão Camargo e se juntou ao grupo de tucanos.

A abertura do encontro foi feita pelo sempre querido presidente Fernando Henrique, que nos brindou com tão importantes palavras a respeito da situação atual do País.

Falou das responsabilidades dos prefeitos eleitos pelo nosso partido - PSDB - dizendo que os mesmos não devem esquecer os critérios de competência, e que esse é o primeiro passo para um bom resultado no governo de cada um.

Disse que cada um deve buscar a base de apoio do partido, nunca esquecendo que o dinheiro público tem que ser cuidado com responsabilidade.
Nas decisões tomadas nas prefeituras deve prevalecer o espírito público (gestão participativa), e a decisão final deve refletir o interesse público!

Enfatizou que os tucanos tem Estilo, não são ambíguos! Tem que ser claros, diretos, simples, sem mostrar grandeza, pois não somos melhores do que ninguém. Temos que ter estilo e unidade.

Falou sobre os meses que se aproximam e que serão dificeis. A crise é complexa, pois o mercado perdeu não só a liquidez mas também a confiança. A recessão pode sim se aproximar, mas precisamos estar atentos para o perigo que é a Depressão.

Após uma abertura emocionante, disse que o PSDB é um partido de posição. Posição no dia-à-dia, nas ruas, com o povo, pois a mídia não mostra metade do que se trabalha.

"Não somos gatos pardos, somos tucanos! Não precisamos ter vergonha de dizer o que somos! Uma nação se faz no decorrer de gerações"!

O presidente estadual, Mendes Thame, também nos deixou uma bela mensagem, dizendo que "A política foi feita para melhorar a vida das pessoas, caso contrário ela não serve para nada"!

Thame passou a palavra ao economista Sergio Bresserman, que nos mostrou com propriedade a situação atual, enfatizando maneiras de como podemos enfrentar o momento de crise mundial. (vejam matéria completa na minha coluna do site da Granja - http://www.granjaviana.com.br/ - Coluna de Olho na Granja).

O presidente nacional do PSDB, Senador Sergio Guerra também estava presente e falou à todos!

Após várias palestras muitíssimo interessantes, tivemos o encerramento do evento com o Governador José Serra, que ao contrário do que as pessoas dizem, estava sorridente, alegre, e se surpreendeu com a presença em massa dos 204 prefeitos ali.

Saí de lá quase 19 horas, aproveitando o final do evento para conversar com a cúpula do partido sobre ações participativas para o nosso Municipio.

E mais uma vez, tive a certeza de que estou num partido preocupado com o bem estar comum, e como o presidente Fernando Henrique fez questão de frisar, nesse momento, por circunstâncias históricas, o PSDB é o único partido capaz de melhorar este País!

Um beijo
Fau Barbosa

terça-feira, 25 de novembro de 2008

SANTA CATARINA - TRAGÉDIA OU IMPACTO AMBIENTAL?

Santa Catarina: tragédia ou impacto ambiental?

Vendo as trágicas cenas de Santa Catarina nos noticiários, me pergunto se poderíamos ter evitado tais cenas?
Ultimamente estamos tão preocupados com o progresso que nos esquecemos da mãe natureza; destruindo matas, derrubando arvores, cimentando a terra, poluindo rios e nascentes e ao mesmo tempo desperdiçando água irresponsavelmente, sem a consciência de que tudo que estamos provocando ao meio ambiente com a degradação na natureza em prol do tal progresso vai custar caro para nos mesmos! pagaremos caro!
E com certeza o “troco” da mãe natureza não vai sair barato ao ser humano que ocupa o seu solo.

O volume d’água que desabou nos últimos quatro meses criou uma situação extremamente favorável aos desmoronamentos e avalanches de barro e lama que mataram, até este momento, 101 pessoas deixando mais de 78 mil desabrigados. E a fúria da natureza não distinguiu os pobres dos ricos, pois cidades turísticas, ricas e famosas como Camboriú e Blumenau foram tão atingidas quanto os locais mais pobres.
O governo de Santa Catarina assinou decreto de situação de calamidade pública em varias cidades do Estado: Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros, Rodeio, Anitápolis, Araranguá, Antônio Carlos, Balneário de Piçarras, Bom Jardim da Serra, Botuverá, Canelinha, Canoinhas, Chapadão do Lageado, Garuva, Governador Celso Ramos, Gravatal, Guabiruba, Imbuia, Indaial, Jaborá, Lauro Müller, Major Gercino, Orleans, Paulo Lopes, Penha, Pomerode, Porto Belo, Presidente Getúlio, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista, São Martinho, São Pedro de Alcântara, Schroeder, Tubarão, Urupema.

Então, com todo respeito, as agressões à mãe Gaia têm a ver com uma conjugação de outros elementos, a ação predatória do “bicho” homem e dos donos do capital.Aquela montanha de carros zerados no pátio das grandes montadoras americanas não é apenas uma imagem da chamada crise financeira mundial.
Trata-se de um retrato de uma sociedade pós-industrial irracional e predatória, ungida no altar do fundamentalismo de mercado, em se pensando os recursos naturais disponíveis à vida humana.
Uma hora a natureza “cobra conta” e muita gente inocente acaba pagando injustamente.
Tangidas pelo modelo social excludente, centenas de famílias moram dependuradas nas encostas dos morros e áreas de risco, na maioria dos casos por absoluta falta de condição sócio-econômica.

Em Jaraguá do Sul (90 mil habitantes) casas de alto padrão estão sendo abandonadas, com todos os bens dentro, na mesma condição dos humildes barracos. Onze pessoas morreram e centenas perderam suas casas, entre sábado e hoje.
Neste macro contexto, as questões relacionadas com o aquecimento do planeta devem, certamente, ter um determinado impacto sobre a tragédia catarinense. Contudo, meu senso comum é incapaz de precisar e quantificar. Desconfio das explicações mistificadas e/ou de via única como esta apresentada no periódico argentino.
Em meio ao caos, destruição, tristeza e mortes, impressionam os gestos solidários que brotam de todos os lados, nas regiões atingidas brutalmente pelas águas de novembro.
Em muitas cidades, galera, o cenário é de um verdadeiro tsunami.

Ajudas
A Defesa Civil catarinense abriu duas contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelos desastres naturais.
Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas: Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;
ou Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
Todo dinheiro arrecadado será utilizado para compra de mantimentos para os desalojados.

Cloves Ferreira

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

UMA VIAGEM PELO "BEM"...

Olá queridos...

Ontem tive um domingo maravilhoso, depois de tantos outros normais, em meio à correria de Campanha e de trabalho.

Fui convidada para um encontro da executiva do meu partido (PSDB), num hotel em Águas de São Pedro-SP.
Levei comigo meus companheiros de Campanha, o Julinho, e a Sonia.
Saímos de SP as 7 da madruga, rumo à Píracicaba...que cidade linda! Toda organizada, arborizada, sustentável!!! adorei.

De lá seguimos para Águas de São Pedro, onde se realizaria nosso encontro, no hotel Thermas Water Park, da Silvia Andrade, um lugar delicioso, em meio ao vale, além de um exemplo em sustentabilidade local!




Ao chegar, o carinho habitual estampado num grande abraço da Fátima Guimarães, prefeita de Itajú, que se tornou uma grande amiga!

E também da Nancy Thame, e do próprio Thame, que sempre me recebem com muito carinho! (Além, claro, da presença das tucanas candidatas às eleições de 2008, algumas inclusive eleitas).

Tive a oportunidade de conhecer o prefeito eleito de Piracicaba, Barjas Negri, (eleito com 88% dos votos, e se tornando o prefeito mais votado do País!),
assim como o prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto, e do prefeito de Santa Maria da Serra, Ercidio.

Essa foi uma das primeiras reuniões de candidatas do PSDB em todo o País, e após ouvirmos a abertura do encontro pela prefeita Fátima Guimarães, pudemos escutar as sempre sábias palavras de um ícone dentro do nosso partido, e futuro candidato ao Senado, Deputado Mendes Thame.

Thame, como sempre, falou com propriedade.


Disse que "a Eleição não é só um evento, precisamos de algo continuado, permanente. Nossa participação ajuda a melhorar o País, a melhorar a vida das pessoas! A eleição não se ganha só com idéias, se ganha com pessoas, com a efetiva participação das que se importam com os demais. Por isso, temos de trazer as melhores pessoas para o nosso partido, para melhorar a vida dos menos favorecidos. Só perde a eleição quem não disputa!!!"

Após os prefeitos conversarem com todos, foi a vez do palestrante Rui Botesi, da FGV, presentear a todos com uma palestra sobre LIDERANÇA SERVIDORA.




De lá, aproveitamos o dia lindo de sol, para ir conhecer São Pedro, bem pertinho. E o lugar nos chamou a atenção, nos encantou e nos remeteu a Cotia...fico pensando como nossa cidade ficaria linda se se espelhasse naquela cidadezinha...ruas arborizadas, toda ajeitadinha, um centrinho tipo Campos do Jordão, animado, cheio de gente confraternizando...um lugar prá lá de sustentável!

Passeamos bastante e de lá pegamos novamente a estrada, com destino a Brotas...a primeira cidade a assinar o protocolo de Municipio Verde...
passamos por uma Serra maravilhosa, com uma paisagem belíssima, onde paramos para tirar fotos, claro, afinal o lugar merecia ser registrado, tamanha beleza!



Depois, já na cidade, fomos tomar um belo e delicioso sorvete duplo e depois molhar o pé no rio onde é uma delicia fazer Bóia Cross...kkk.




Sem horário prá voltar, de novo na estrada, passamos por Rio Claro...cidade bonita, onde passei bons momentos há muito tempo...mas que cresceu demais e perdeu aquela coisa de "interior"...(O que me fez acreditar ainda mais que não podemos deixar que aconteça a mesma coisa com o nosso Munícípio...desejo que ele cresça, mas que preserve sempre a sua identidade...).

De volta à Granja, para fechar a noite, encontramos o  prefeito Carlão Camargo, no RT23, e aproveitamos para falar de política, das ações pontuais que ele deve iniciar em nosso Município. Carlão já está trabalhando, se articulando para melhorar o nosso cantinho a partir de 01 de janeiro.

No próximo sábado, o PSDB estará reunindo todos os prefeitos e vereadores eleitos, além do seu secretariado feminino (PSDB Mulher).

Estarão presentes o presidente Fernando Henrique, que fará a abertura do encontro, e o Governador José Serra, que fará o encerramento.
Estarei lá, para participar e registrar esse "momento tucano em busca de mudanças positivas",
e depois conto prá vocês!

Um beijo no coração,
Fau

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CAMINHANDO PARA A AGENDA 21 EM COTIA...



No último dia 04, comecei mais um curso focado no meu interesse pela Sustentabilidade e pelo Meio Ambiente.

O "Curso de Capacitação de Multiplicadores para Implantação da Agenda 21 local", é uma parceria entre a Prefeitura de Cotia, a Gerdau, e a ONG Selva, e estará sendo ministrado no prédio da Secretaria de Educação.

Ele terá duração de 122 horas, com aulas semanais, e deve se estender até julho de 2009. Dos 180 inscritos, apenas 80 foram selecionados.

O Curso faz parte do Projeto "NOSSO MEIO AMBIENTE" e visa iniciar um processo de "Planejamento Participativo", dando a oportunidade de intervir nas nossas Comunidades.
Planejamento participativo, o qual é uma proposta de destaque na visão da nova administração, com o nosso Prefeito eleito, Carlão Camargo.

Mas vamos falar um pouco sobre a Agenda 21, para que vocês possam entender todo o processo.

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

É um documento de vários governos e instituições da sociedade civil de 179 países que culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.

Além da Agenda 21, resultaram desse processo outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

Resumindo, esse documento estabeleceu a importância de cada País em se comprometer a refletir, global e localmente, e passar a perceber que todos os setores da sociedade podem sim cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

E aí, entram como prioridade, os programas de
inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e claro, a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Mas gente, prá que isso ocorra, temos que abrir os olhos para o consumo sustentável contra a cultura do desperdício.

O pilar essencial da Sustentabilidade é a Educação Ambiental. Por isso temos que dar continuidade a isso nas escolas, nas comunidades, visando a participação de todos em prol do nosso Meio Ambiente.

Hoje, quando se fala em Meio Ambiente, logo se fala em desmatamento. Mas para combater isso, temos que fazer um "Reflorestamento Interior", tendo mais consciência e plantando as ações para o futuro.

Beijo,

Fau Barbosa

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A MINHA LIBERDADE...

A minha Liberdade está no céu! Está nas estrelas!
Está nas nuvens que passam, nos olhos do passarinho que gorjeia o nascer do sol.

A minha liberdade está nas ações,
nos passos que caminham em conjunto, nas opiniões adversas, nos olhares questionadores.

A minha liberdade é um caminho sem volta,
nascido nas entranhas, desde a fecundação, desde o momento mágico.

Uma liberdade de sonhos, uma liberdade de palavras e de pensamentos.
Por que ser livre, é uma questão de espírito, é um sonho que pouca gente realiza.

A minha liberdade não é só fazer oque quero, na hora que quero.
É dizer o que penso, porém sem esquecer meu limite e e sem desrespeitar o outro.

Liberdade não significa apenas ser livre.
Liberdade é responsabilidade.
É parceria, é cuidado.

Se você não tem esses requisitos, jamais você será livre!
Será apenas um prisioneiro de si mesmo.

Fau Barbosa

domingo, 2 de novembro de 2008

O DELÍRIO DA GRANDEZA...

E DE PENSAR QUE INFELIZMENTE, CONVIVEMOS DIARIAMENTE COM ISSO...

O delírio da grandeza

Ataques gratuitos de humilhação ao próximo, ironia e hostilidade são atitudes típicas de quem pensa que tudo pode. Tais pessoas têm "complexo de superioridade" e, no fundo, sofrem de extrema insegurança.

Tem gente que se sente o próprio Deus. Acredita que é mais importante que os outros, por saber mais ou gozar de determinado prestígio.
São mais bonitas, mais inteligentes, mais espertas, mais poderosas e, graças a isso, se sentem no direito de humilhar aqueles que estão à sua volta, bem como auto-afirmar a própria magnitude com comentários e ações absolutamente arrogantes.

No fundo, essas pessoas se sentem intensamente inferiores às demais.
Elas sofrem do chamado “complexo de superioridade”, um mecanismo de defesa de caráter compensatório, característico de quem não consegue encarar as próprias limitações e potencialidades.

Quem não conhece alguém assim?
Especialmente em ambientes de trabalho, é muito comum chefes ou patrões se acharem os tais, pelo simples fato de serem... “os superiores”.
Eles mostram as garras a toda hora pelo fato de estarem num suposto “andar superior” - o que, para começo de conversa, é uma tremenda falta de educação.
Apesar de tudo, o tal complexo não chega a ser uma patologia em si.
Ele é, antes de tudo, um sinal de que o indivíduo não consegue conviver harmoniosamente com sua própria personalidade e estilo de vida.

A psicóloga Mariuza Pregnolato conta que, em geral, quem sofre com esse problema tem forte sentimento de insegurança e medo de rejeição, além de apresentar auto-estima bem reduzida.
E é daí que vem a necessidade de mostrar ao mundo uma “persona” que é superior aos demais.”Embora algumas pessoas portadoras desse distúrbio também apresentem outros transtornos, isso não é uma regra, de modo que o ‘complexo de superioridade’ pode, muitas vezes, aparecer em seu estado puro, isto é, não associado a nenhum outro quadro”, ressalta a médica.

O psiquiatra e coordenador do Ambulatório de Transtornos da Personalidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), Erlei Sassi Júnior, ressalta que não podemos esquecer que se sentir “o bom” mesmo sem o ser pode significar um distúrbio chamado “delírio de grandeza”, “manifestação que não se aplica à perversão neurótica do ´complexo de superioridade´, que é resultado de um forte sentimento de inferioridade e uma falta de interesse social”.

Hedonistas fatigados

Segundo os médicos, não há um comportamento padrão nem classe social que represente os portadores do “complexo de superioridade”, e tanto homens quanto mulheres estão suscetíveis a ele. Em alguns casos, essas pessoas apresentam comportamento agressivo e prepotente, em que há visível depreciação do interlocutor.

Mas nem sempre é assim. “Às vezes a presença desse transtorno pode ser muito sutil e difícil de ser identificada. Por exemplo, há pessoas que se dedicam a ajudar o próximo, exercendo atividades voluntárias, sendo zelosas em relação ao bem-estar da comunidade e tratando a todos com extrema doçura, enquanto abrigam, dentro de si, a crença de que são melhores, mais nobres e altruístas do que os demais”, sinaliza a psicóloga.

De acordo com ela, são nos momentos de extrema tensão ou ansiedade que se percebe a presença desse sentimento em indivíduos aparentemente dóceis e pacíficos. “Numa situação assim, essas pessoas deixam cair a ‘máscara’ e cobram por suas boas ações, supervalorizando seu trabalho e depreciando o comportamento alheio”, aponta.

O diagnóstico preciso para analisar esses seres dignos de tamanha nobreza está nas situações de conflito em que eles se encontram. Nesses momentos é que se vê a capacidade dessas pessoas para respeitar as diferenças do outro e reconhecer que não podem ser os melhores em tudo. Afinal, só alguém muito bem estruturado psiquicamente é capaz de viver com suas características de personalidade e de validar as dos demais, sejam elas quais forem. Além disso, esses sujeitos sempre estarão aptos a retrucar a menor crítica e ou intervir em qualquer tipo de rejeição que recebam.

“No exato momento em que se sentem ameaçadas pelo outro, é ativado o mecanismo de defesa que eles têm pronto dentro de si e que é diferente para cada pessoa: pode ser uma agressão verbal ou física, uma ironia, um olhar de indiferença, de desprezo ou de superioridade, ou mesmo uma atitude impassível - e nesse caso o diálogo é unicamente interno, como a formulação de uma ladainha”, adverte Mariuza.

Está falando comigo?

O prazer está nas pequenas coisas?
Não para os “complexados” em questão, que sequer conseguem perceber ou assumir que sofrem de um transtorno psíquico.
“A capacidade de se ‘ver doente’ não acontece com todos que têm esse problema. Dizemos que a autocrítica, nesse caso, fica comprometida. Em algumas situações, os familiares e as pessoas que vivem próximas a quem tem esse problema acabam apontando para as dificuldades que tal comportamento causa naqueles que as cercam”, garante Erlei.

Quando frustrados ou ameaçados, esses indivíduos culpam o mundo ou os outros pelo que estão vivendo e sentem-se injustamente incompreendidos pelos demais - o que significa que não admitem a inferioridade de entendimento dos outros acerca de suas qualidades. “Algumas pessoas chegam a se convencer de que são mesmo superiores e não portadoras de um distúrbio de avaliação”, afirma Mariuza.

“Lidar com isso é um processo sofrido, porque é preciso olhar para o que está realmente instalado lá no seu inconsciente, que é o contrário do que você aparenta, isto é, um insuportável sentimento de inferioridade e de inadequação”, completa.

Os médicos sugerem que a psicoterapia é a melhor maneira para resgatar a humildade perdida. E por mais simples que possa parecer, aprender a gostar de si mesmo é o passo mais importante para deixar a onipotência de lado. “Aquele que ama e respeita a si mesmo não sente necessidade de cobrar nada de ninguém”, resume a psicóloga. A cura está em deixar para o Todo Poderoso o trabalho de controlar a vida dos outros.

Fonte: Revista Residencial