quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A CADA DIA SENTIMOS MAIS TRISTEZA NA GRANJA...

A triste história do passarinho rebaixado a general

O caminho até essas paineiras enfrenta o transtorno de obras recentes de lançamentos imobiliários.
Foi um mau presságio.
Há poucos anos a Alameda Tangará mudou de posto e de nome: foi condenada a ser Rua General Fernando Vasconcellos Camargo Albuquerque. Este foi o começo do fim.
Hoje essa alameda passarinho que virou rua general começa na obra de um shopping à beira do quilômetro 24 da Raposo, ao lado de uma outra obra de supermercado.
E vem terminar aqui em cima, depois de se estreitar em 1.250 metros de paralelepípedos que absorvem a água das chuvas.
Os últimos desses metros ainda são ladeados por insistentes paineiras.
O caminho até essas paineiras enfrenta o transtorno de obras recentes de lançamentos imobiliários. Três? Quatro? Talvez cinco.
Tanto faz, porque todos eles destroem as promessas que suas próprias propagandas apregoam: Verde, Tranqüilidade, Vida junto à Natureza.
Fico pensando na vista panorâmica que esses novos granjeiros terão: os quintais, os varais de roupa, os fundos das casas de condomínios contíguos.
Fico pensando de onde virão a água, a energia elétrica, o saneamento, a coleta de lixo, os serviços de correio, as linhas telefônicas, as bandas largas para esses nossos novos vizinhos, afinal tudo isso já nos é escasso e precário hoje.
Fico pensando nos mais de 500 novos carros que circularão todo dia, subindo e descendo a estreita alameda passarinho que virou rua general.
Fico pensando nesses mesmos carros como novos vizinhos de asfalto, estáticos e sonolentos, engrossando os congestionamentos da Raposo.
Fico pensando na mensagem do Instituto Socioambiental, uma ong séria, que diz: progresso, sim; mas não a qualquer preço.
Fico pensando naquele filme de uma outra ong séria, o Greenpeace: não somos nós, adultos de hoje, que queríamos transformar o mundo quando éramos jovens?
Parabéns, conseguimos.
Percival Caropreso e família
22 anos de Granja

comentário(s):
Marco Antonio:
Achei maravilhosa essa triste comparação.
Será que a Rua General que matou o passarinho, terá a segurança das casernas ou estará mais para o pijama dos atuais generais aposentados ??
Vou mudar prá Ibiuna.....
quinta, 08 novembro, 2007 15:16

Nenhum comentário: