terça-feira, 30 de dezembro de 2008

COTIA JÁ TEM NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE!

Participei nessa 3a feira, dia 30 de dezembro, da coletiva de imprensa onde foi anunciado o nome do novo Secretário de Saúde de Cotia, e de seu secretário adjunto.

A dobradinha será composta pelos doutores Renato Spindel e Claudio Saraiva, ambos especialistas em Saúde Pública.

Claudio Saraiva e Renato Spindel

Dr. Renato Spindel é médico formado pela PUC de Sorocaba, com especialização em Pediatria e em Saúde Pública, além de mestrado e pós graduação em epidemiologia, doutorado em Saúde Pública e pós doutorado em epidemiologia nos Estados Unidos.

Dr. Renato Spindel

Dr. Claudio Saraiva é médico sanitarista, e dirigiu a UBS de Caucaia, onde faz importante trabalho clínico e administrativo.

Dr. Claudio Saraiva

A coletiva de imprensa aconteceu na sala de reuniões da antiga Pró-Cotia, e contou com alguns veículos de comunicação, como o Site da Granja, Cotiatododia, Alternativo News e Jornal Popular.

Carlão Camargo recebeu a indicação do Dr. Renato, através de Claudio Lotemberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein - instituição que mantém o Hospital Albert Einstein.
Simpático, o novo secretário falou das suas expectativas na nova administração. Disse que sua escolha foi eminentemente técnica, por sua experiência em gestão pública.
Quer fazer um trabalho rico em aprimorar o sistema de saúde de Cotia, e pretende fazer um diagnóstico situacional da cidade, para poder, com as informações necessárias, usar toda sua experiência em benefício da saúde local.
Quer iniciar sua gestão com a prevenção no sentido mais amplo. "Atender a grande maioria da população é a prioridade!
Vamos buscar recursos do Governo Estadual e Federal em forma de parcerias com programas já existentes".

Quer iniciar seu trabalho fazendo uma verificação do perfil dos profissionais, se estão sendo capacitados, motivados, bem remunerados.
"É preciso que haja comprometimento para se realizar um bom trabalho", disse.
"Irei pessoalmente de unidade em unidade (se referindo às Unidades Básicas de Saúde/UBS), para mapear as necessidades de cada uma e verificar a demanda e o atendimento".

Após a coletiva, fui falar com ele, e perguntei se ele pretendia, como trabalho de prevenção, trazer de volta o médico da família, e os agentes comunitários, fazendo um trabalho de educação com a população, e minimizando o atendimento dos postos.
Ele falou que a idéia é essa mesma, pois dessa forma, consegue-se diminuir os focos da doença, tratando o problema na origem.

Fiquei mesmo muito empolgada com a sua postura e conhecimento. Espero que eles venham somar e muito, para melhorar a saúde do nosso Municípío, tão carente hoje em dia.

Um beijo
Fau Barbosa

Nenhum comentário: