quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

UMA TARDE COM O VICE PREFEITO DE COTIA

Hoje passei uma tarde muito gostosa e diferente...
Estive na Câmara de Cotia, com o atual Presidente e também Vice-prefeito eleito, Moisés Cabrera.

Esse encontro teve pra mim um significado diferente do que normalmente teria para algumas pessoas, ainda mais nessa fase de transição de Governo, onde muitos procuram os eleitos atrás de beneficios, empregos, etc...
O meu objetivo foi o de conversar, descontrair, e também conhecer melhor uma pessoa que, durante a campanha, aprendi a admirar muito: pela postura, pelo caráter, por conta da proximidade nos palanques, nos encontros, e até do stress que sofremos e da minha enorme torcida pela candidatura dele!

(Ahhh...antes que "alguém" reclame, eu não estava sozinha...estava com a minha amiga Sonia Marques, ali como jornalista, interessada em mais um furo...rs).

Mas voltando à essa tarde muito gostosa, Moisés nos recebeu em sua sala, às 12:30hs, e começou a fazer um balanço da sua Presidência na Câmara. Disse que a eleição foi um momento muito desgastante, pois a base governista se dividiu.

Mesmo assim, muitos projetos foram aprovados, entre eles a Lei de Zoneamento, a Lei Cidade Limpa, a Aprovação e Modificação do Orçamento, etc...E houve também o corte do orçamento de 18 para 10 milhões, o que fará a cidade ficar melhor. (Além do que, só na Câmara, 108 cargos foram cortados, todas pessoas ligadas aos vereadores, o que representa uma economia de quase 230 mil reais!).

Moisesinho falou ainda que Cotia está dando um exemplo ao ter a Câmara renovada, tendo eleito 6 novos vereadores, o que será muito bom para a Cidade. E um dos avanços nessa gestão, foi que acabou também a verba das sessões extraordinárias (toda vez que o Prefeito convocava uma reunião extra, os vereadores eram remunerados).
O projeto Tribuna Livre foi adiado por duas sessões, a pedido do Vereador Almir Rodrigues. Ele será melhorado e deixado para os novos vereadores.

Conversamos então sobre todo o problema gerado durante a campanha: A candidatura do vice! Legítima ou não?

Moisés esclareceu que em 2003, havia a verba de gabinete, criada em 2001. Quando o TCU (Tribunal de Contas) veio à Câmara em 2002, ele aprovou as contas do Cabo Givaldo, então Presidente.
Quando em 2003, Moisés estava presidente, o TCU veio à Câmara novamente, desta vez dizendo que ele estava irregular.
Imediatamente, ele acabou com a verba, e o TCU aceitou a devolução e o parcelamento dessa dívida.
Então, no momento da sua candidatura, ele estava religiosamente em dia com o pagamento dessa devolução. Isso dava legitimidade à sua candidatura.

Ele contou que os vereadores que estão devolvendo são: Almir, Jabá, Nadinho, Claudio Olores e Saulo Carraro, além dele próprio.
Já os vereadores Serafim e Santo Siqueira, não devolveram um centavo sequer e alegam que vão recorrer à Justiça.

Falou ainda que houve alguns momentos tensos, muitos momentos de "fogo amigo" (brigas internas, muitas verdades, outras inverdades)...tudo por conta da eleição! "Brigar com oponente é uma coisa, brigar com amigo é muito ruim".

Moisesinho quer muito uma cidade melhor. Disse que amadureceu muito nesses 4 mandatos, e que "quando se ganha uma eleição, você tem muitos sonhos". "Não vou assumir nenhuma secretaria, pois quero assessorar o Prefeito e os novos secretários. Vou trabalhar pela cidade, acabar com o ciúmes nas secretarias, trabalhar por uma cidade melhor".

De lá saímos para almoçar e fomos ao Varanda...
Lá, mais momentos descontraídos, onde falamos de política, de religião, de posturas.
Após tantas horas conversando - já eram 16:40 quando nos despedimos - trocando idéias e rindo, ficou a impressão de que já éramos velhos amigos. Um homem de bem, tranquilo, alguém que realmente pode fazer muito pela cidade ao lado do nosso prefeito Carlão.
Aliás, o que esperar de duas pessoas com tanta sintonia?
Apenas muito trabalho e muita dedicação!
Torço muito por vocês! De coração!
bjs
Fau Barbosa

Um comentário:

mauri disse...

Oi fau tudo bem,gostaria se possivel quem sera os vereadores que assumirão apartir deste projeto aprovado pelo senado .