sexta-feira, 24 de outubro de 2008

POR QUE NÃO COMEÇAR?

Queridos...

Muita coisa pode ser mudada através de pequenas ações comunitárias...
Vejam um bom exemplo, acontecendo por esses dias...

Nos dias 25 e 26 de outubro, o bairro do Bixiga, em São Paulo, sediará o Jogo Oásis, uma das mais modernas tecnologias sociais que consiste em transformar um ambiente (reforma de uma praça, uma escola, limpeza de uma área etc) por meio de um mutirão, a partir do sonho dos moradores.
No Bixiga a meta é envolver a comunidade e a rede social para revitalizar, em apenas dois dias, o Recanto do Pedrinho.
Nesta área verde, a comunidade terá o desafio de criar, em apenas dois dias, a partir dos recursos locais, um centro cultural e uma pequena biblioteca.
As atividades terão início à 9h30, com uma passeata que sairá da Rua Almirante Marques Leão, no número 284, e percorrerá o bairro, convidando a comunidade a participar do Jogo Oásis, até chegar à Praça 14 Bis.
Lá, diversas apresentações culturais (baterias de escolas de samba - a exemplo da Mirim, da Vai-Vai -, de bandas e de grupos de capoeira) vão animar os participantes.

O grupo fará uma intervenção artística nos muros da Praça 14 Bis. No Recanto do Pedrinho, o mutirão se encarregará de lixar e pintar os muros do local, revitalizar o jardim a partir do plantio de grama e de plantas e de limpar um imóvel no local para transformá-lo em um centro cultural, onde será implantada uma biblioteca.

Os objetivos do projeto são restaurar e fortalecer as relações afetivas que unem uma comunidade, visando à rápida transformação de ambientes físicos e das atitudes sociais e ambientais em seus participantes.


Informações sobre o Mutirão
Datas: 25 e 26 de Outubo
Horário: a partir das 8h30 até anoitecer
Ponto de Encontro: Rua Almirante Marquês de Leão, 284, Bixiga
Contato: (11) 9250-9098 / (11) 3253-8959

Traga materiais que tiver em casa para ajudar na obra (tinta, pincéis, vassoura, rodo, mangueira, produtos de limpeza, madeira, etc.) ou o que puder para contribuir!
Obs: Venha com roupas que possam sujar!

NÃO É LEGAL?
PORQUE NÃO FAZER ISSO AQUI TAMBÉM?
BJS
FAU

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Fau, eu vi essa matéria no SPTV e logo de cara pensei em você! (pq será né? rsrsr). Também fiquei pensando que este é sim um ótimo exemplo e que com um pouco de boa vontade pode ser praticado por aqui. E aí? Por onde começamos?
Bora por a mão na massa? Como você mesma diz, "juntos vamos mais longe".

beijo Fau.
Sonia Marques