sábado, 3 de janeiro de 2009

RECEITA PARA UM 2009 SUSTENTÁVEL!

Queridos:
Com certeza, essa receita contém dez ingredientes infalíveis para uma vida mais sustentável em 2009, que podem agregar muito valor às nossas vidas: 
1) Doe tempo, dinheiro, conhecimento ou mesmo atenção. Há sempre alguém ou alguma causa precisando se beneficiar desse gesto. 
2) Reduza sua pegada ecológica, ou seja, os resíduos que gera. Reduza desperdícios, reduza consumo, reutilize,recicle. Separe o lixo de sua residência. Seus netos, bisnetos e tataranetos agradecem. 
3) Contemple uma árvore antiga, suas folhas, galhos e raízes. Aliás, contemple o que está à volta dela, de preferência com o celular desligado e o relógio de pulso
guardado na gaveta. 
4) Deixe mais o carro na garagem. Ande,caminhe, corra, pedale. Suba um andar pela escada, e desça dois.Abra mais sua casa e seu carro à ventilação e use menos o ar condicionado. 
5) Jogue fora um preconceito (idéia pré-concebida), qualquer que seja. Adote um novo conceito,qualquer que seja. Aceite a diferença. Pratique a tolerância.Use menos os raciocínios estereotipados e pense mais. 
6) Aprenda algo novo. Ensine a alguém o que aprendeu. Procure sempre inovar. 
7) Arrume mais motivos para conviver com familiares e amigos, cuidar da saúde, divertir-se, desenvolver um talento, dar uma gargalhada fora de hora, prestar atenção no que realmente importa. Seja mais criança, solte-se. 
8) Sabe aquela ação de economia de recursos naturais que você nunca levou a sério por achar coisa de ativista ecológico xiita? Adote-a hoje, amanhã e sempre. Feche a torneira e/ou o chuveiro ao ensaboar, só coloque no prato o que fôr realmente comer, apague a luz do cômodo ao sair etc. 
9) Seja líder: de algum empreendimento novo, de alguma causa de interesse público ou de sua própria vida. 
10) Sonhe: alto, grande, forte e longe. De preferência, um sonho que inclua outras pessoas e que projete uma vida melhor para alguém mais do que apenas você. 
Autor desconhecido

Nenhum comentário: