sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

DEPUTADOS FEDERAIS TUCANOS ESTÃO ENTRE OS MAIS ATUANTES DE 2008

Apesar de 2008 ter sido um ano marcado pelas eleições municipais, a bancada tucana na Câmara Federal se destacou com uma das mais assíduas e atuantes. A média de presenças dos 58 deputados do PSDB nas 96 sessões deliberativas chegou a 84%, sem considerar faltas justificadas, como missões oficiais ao exterior e licenças médicas.

Três fizeram parte do seleto grupo dos 16 presentes a todas as sessões com votações e outros 12 compareceram a mais de 90%.

Para o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP) a atuação firme nas votações é avaliada como uma prova da capacidade de luta dos deputados tucanos. "A bancada teve garra para defender sua posição, mesmo quando se tratava de projetos que discordava", disse.



Além do gosto pessoal por atuar em plenário, ele credita sua presença em 100% das sessões deliberativas à atenção com temas de interesse nacional. Para este ano, o deputado paulista acredita que os embates na Câmara deverão se intensificar, influenciados pelas eleições de 2010.

PAUTA 2009

Logo na volta das suas atividades, em fevereiro, a Câmara terá de votar em segundo turno a proposta que acaba com o trancamento da pauta pelas MPs para enviá-la ao Senado. O projeto remete às comissões de Constituição e Justiça das duas Casas a análise da admissibilidade das medidas. A oposição conseguiu excluir do texto a possibilidade de o presidente da República retirar a MP após 15 dias de editada, anulando os efeitos jurídicos.

Curiosamente, a pauta de votações da primeira sessão deliberativa do plenário do Senado em 2009, no próximo dia 3, estará obstruída pela MP 445, a terceira do pacote anticrise do governo. A Câmara, por sua vez, discutirá a reforma tributária em plena crise econômica, com o receio de perda de arrecadação pelos governos dos estados, municípios e União.


Fonte: Diretório Estadual do PSDB - SP


Nenhum comentário: