sábado, 12 de julho de 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SANEAMENTO NA CIDADE

Ontem, estive presente na Audiência Pública de Saneamento - Resíduos Sólidos, lá na antiga Pró-Cotia, onde foi discutido o Plano de Saneamento Básico (estabelecer diretrizes).

Talvez vcs não saibam, mas nosso Municipio tem 324km2, com uma população hoje estimada em 193.372 habitantes (mais ou menos 596 hab/km2)...
Temos 95% de abastecimento de água, com uma taxa de atendimento de coleta de esgoto de apenas 39% - e vejam - desses 39%, só temos 6% de tratamento!!!!
Imaginem como a coisa fica, com uma taxa de crescimento anual de 3,17%!!!!FEIO NÃO?

A Sabesp tem hoje uma estação de tratamento na Fernando Nobre, e tem previsão de construir uma outra em Caucaia.
Por isso, conforme manda a Lei, e é um dos itens para sermos selados como MUNICIPIO VERDE, nos´próximos 2 meses estará sendo implantada a Coleta Seletiva no Municipio!

Estão sendo preparadas para isso, em primeiro plano, as escolas municipais e estaduais, os hospitais, a prefeitura, etc...

O objetivo, à curto prazo, é implantar uma centrais de tratamento de resíduos, (uma no Mirizola, uma em Caucaia e uma na Granja), intensificar a rede de fiscalização de caçambeiros e RCC´s (Resíduos de Construção Civil), e recuperar o aterro do Morro Grande.A idéia também é ampliar a coleta seletiva nos PEV´s e porta-à-porta.

A estimativa de investimento é de 13,3 milhões.A recuperação do aterro do Morro Grande, mais 7,8 milhões...
Implantando tudo bonitinho, o desembolso anual será de 3,6 milhões com uma previsão de gasto mensal em torno de 300 mil (hoje, sem o tratamento, gastamos 322 mil - ou seja - além de melhorar a qualidade de vida, economizaremos!!!).
(Hoje, como nosso aterro sanitário está lacrado, utilizamos Itapevi como destinação, e pagamos 255 mil por mes para eles...fora transporte, etc...)
Lembrando que, o Plano de Resíduos não precisa ser aprovado por uma Lei Específica.Ele ficará 30 dias a partir de 15 de julho de 2008, à disposição da população para receber sugestões e após esse período a Prefeitura fará o Plano Definitivo.
Precisamos opinar, debater, afinal gente, é o nosso Canto, nossa Cidade!!!!
Na audiência de ontem tinham 10 pessoas.
Onde estava o resto????

EM TEMPO:
Quem quiser já agendar a recolha do lixo, na sua casa, ou no seu condominio, deve ligar para a Simone, na Secretaria de Coordenação.

FONES: 4703-4220
4616-8211 R. 121

Um beijoooooo

Fau Barbosa

Nenhum comentário: