terça-feira, 25 de março de 2008

REUNIÃO COM A GAFISA - "RAÍZES DA GRANJA"

Vizinhos:
Na última terça feira, dia 19, tivemos uma reunião com a turma do Raízes da Granja, dentro daquela programação que estamos fazendo de contatar os empreendedores que estão chegando na Granja para obter informações sobre o Projeto e tentar obter uma parceria com eles, no sentido de desmatar o menos possivel, e discutir as compensações para nossa Região.
A Gafisa, de todos os que conversaram conosco, foi a que mais se mostrou empática com a nossa proposta, sendo que o próprio sócio, José Celani já reservou uma casa no local, e se diz muito preocupado com o empreendimento.
Vejam abaixo um resumo detalhado da nossa reuniao, feito pela Baby.
abçs
Fau Barbosa


Gafisa/Sispar: um projeto diferenciado
Foi uma grata surpresa a reunião que os representantes do movimento de moradores realizaram com a Gafisa/Sispar (foto), no Espaço Conhecer, para conversar sobre o condomínio Raízes Granja Vianna.
O projeto é realmente diferenciado, em comparação ao que temos visto por aqui. Se todos os empreendedores viessem para cá com a preocupação ambiental da Gafisa/Sispar, o impacto da corrida imobiliária à Granja seria bem menor e poderia ter assimilação rápida.
A demonstração de respeito por nós, moradores, também foi um diferencial.
Estiveram presentes à reunião um dos sócios da Gafisa, José Celani, além do diretor da Sispar Paulo Roberto Funari e do arquiteto responsável pelo projeto do Raízes, Wiz Frederico Rangel de Freitas, o Fred. Durante quase três horas eles nos explicaram os detalhes do empreendimento -- com lançamento previsto para este sábado, 29 de março -- e responderam às nossas dúvidas. Também atenderam nossa solicitação de oferecer uma compensação socioambiental à população da Granja.
Vamos aos tópicos apresentados e discutidos durante a reunião.

Respeito à topografia - O projeto foi elaborado respeitando ao máximo a topografia natural do terreno. Por isso, não haverá caminhões com terra entrando e saindo do empreendimento. A movimentação será feita dentro do próprio condomínio, uma vez que somente 12 mil m3 de terra serão realocados. Os projetos das casas também respeitam a topografia: na parte baixa elas terão três pavimentos, para evitar intervenção na configuração natural da gleba.
Respeito às árvores - Ao contrário de outros empreendedores, que promovem o desmatamento total dos lotes, o Raízes incorporou as árvores ao condomínio. Antes mesmo do esboço do projeto, conta Fred, foi feita a catalogação de todas elas. Das 532 existentes, 75% serão mantidas. "Tiraremos apenas aquelas que estão mortas e sem condições de se desenvolver. Manteremos as nativas e, entre elas, as espécies mais importantes e mais representativas da Mata Atlântica", explica o arquiteto.
Até mesmo o trajeto das ruas, o desenho da área comum de lazer e a implantação das casas respeitam a localização das árvores. Várias delas ficarão nos quintais e jardins das residências, incorporando-se à decoração. Foram projetados até mesmo decks de madeira com aberturas que deixam passar os troncos, para evitar o corte de árvores.

Permeabilidade do terreno - As áreas verdes e o uso de piso intertravado absorverão grande parte da água da chuva. O projeto mantém permeáveis 80% do terreno.
Incômodo mínimo à vizinhança - Para evitar caminhões estacionados na rua, que é estreita, foi prevista uma área de estacionamento interna para as entregas de gás e coleta de lixo. A vizinhança agradece!
Compromisso com o movimento de moradores - A Gafisa e a Sispar comprometeram-se a: a) construir logo a calçada externa do empreendimento, a fim de não prejudicar a passagem de pedestres; b) manter a rua limpa e conservada; c) orientar visitantes e fornecedores a estacionar dentro do futuro condomínio e não na rua; d) ratear, com a vizinhança, a contratação de seguranças particulares.
Contrapartida socioambiental - A Gafisa fará o paisagismo da ilha que fica entre a Raposo Tavares e a avenida marginal que leva ao Wal Mart, com plantas nativas da Mata Atlântica.Recado aos demais empreendedores: sigam o exemplo da Gafisa/Sispar.

Os moradores e a natureza agradecem.

Outras informaçõesCondomínio:

Raízes Granja Vianna
Endereço: rua Gal. Fernando V. C. Albuquerque
Data da reunião: 19 de março de 2008
Representantes presentes: José Celani, sócio da Gafisa; Paulo Roberto Funari, diretor da Sispar; Wiz Frederico Rangel de Freitas (Fred), arquiteto responsável pelo projeto.
Arquitetura: Uniarq
Paisagismo: Martha Gavião
Incorporação: Gafisa/Sispar
Construção: Gafisa
(Colaboração:Baby Siqueira Abrão)

2 comentários:

Baby Siqueira Abrão disse...

Nem acredito! Finalmente você veio pro blogspot! Bem-vinda!!! Agora vou poder ler suas mensagens sem ter de mudar a codificação...
Te desejo sucesso nessa nova fase, mesmo sabendo que você não precisa que alguém te deseje isso. Você faz sucesso sem ajuda de ninguém!
beijo,
Baby

Unknown disse...

Oi fau, tudo bem? Gostaria de saber se você conseguiu algum contato com o Secretário. Estive olhando no blog a " Reunião com a Gafisa " e vi que lá fala bem claramente da preocupação e importância com as árvores, principalmente com as centenárias e as que foram preservadas dentro dos quintais e jardins de meu condomínio. Por favor, eu agradeço muito se eu puder insistir no assunto e conseguir um auxílio com o Secretário por seu intermédio. Temos uma reunião hoje a noite para discutirmos o assunto e impedir o corte daquela magnífica árvore.

Obrigada.

Isabella Brandão