sábado, 22 de dezembro de 2007

SISTEMA ALTO COTIA COMEMORA 90 ANOS!

Sistema Alto Cotia comemora 90 anos

Esta semana o sistema Alto Cotia completou 90 anos de existência. Para marcar a data, a Sabesp promoveu uma série de atividades. Além do aniversário do sistema responsável pelo fornecimento de água aos moradores de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande; a oportunidade serviu, também, para a assinatura de um termo de cooperação mútua entre a Sabesp, a prefeitura de Cotia e a Sociedade Ecológica Verde Amarelo - Selva para desenvolvimento de atividades socioambientais na Reserva Florestal do Morro Grande e Bacia do Rio Cotia.
Além do presidente da Sabesp Gesner Oliveira, e do diretor metropolitano Paulo Massato Yoshimoto estiveram presentes o Prefeito Quinzinho Pedroso e outras autoridades locais.
De acordo com as cláusulas, cada um dos envolvidos terá sua parcela de responsabilidade nessa parceria. A Sabesp continuará seu trabalho como gestora da reserva em função dos mananciais; a prefeitura terá de desenvolver programas e projetos para resgate social, cultural e ambiental com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável para conservação ambiental e a inclusão social; e a Selva promoverá atividades voltadas à preservação e conservação da reserva.A mútua cooperação entre a Sabesp, Prefeitura e a Selva resultará em diversas ações voltadas à preservação e conservação ambiental cotiatododia.

Um dos exemplos é o já atuante Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, que já formou a sua primeira turma.
O núcleo Morro Grande/Cotia do PJ atende os jovens e adolescentes remanescentes do bairro e região.A parceria também visa outros objetivos importantes como solucionar as ações irregulares e desvirtuadas no entorno da represa de Pedro Beicht; a implantação de projetos sócio-ambientais, visando atender as aspirações das comunidades locais e da sociedade civil; conscientizar a opinião pública sobre a importância da Represa Pedro Beicht (Alto Cotia) e da região de influência do rio Cotia, por meio da educação ambiental e demais instrumentos.
O Projeto Caminhos do Morro compreenderá ações de educação ambiental e visitação pública às áreas previamente autorizadas pela Sabesp, e consoantes com as legislações Federal, Estadual e Municipal pertinentes. Prevê ainda a ocupação, como suporte de infra-estrutura básica para educação e pesquisa, de uma área total de 710 m², referentes às casas 1 e 2 da Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia, e respectivas áreas comuns e de serviços, onde será instalado o CEACOTUR – Centro de Educação Ambiental e Ecoturismo e Alojamento para pesquisadores.

A Casa 1 já tem servido como base para pesquisadores da USP, UNICAMP e outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.O presidente Gesner Oliveira destacou que a empresa está numa nova era de relação com seus clientes que, nesse caso, são os prefeitos.
"Cada um tem grande importância em relação ao saneamento básico e ao desenvolvimento sustentável". “
A parceria significa assumir um compromisso com as futuras gerações em benefício do planeta", completou o prefeito Quinzinho Pedroso.

Histórico
O Sistema Alto Cotia é responsável pelo abastecimento de 400 mil habitantes de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu e Vargem Grande.
A água provém da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe.
A captação da água é feita na represa da Graça e transportada para a Estação de Tratamento Morro Grande.
No início do século passado, São Paulo passava por uma grande evolução gerada pela expansão da lavoura cafeeira.
Com a entrada em cena dos barões do café, a cidade ganhou um impulso modernizador e transformou-se numa grande metrópole.
A região tornou-se destino de imigrantes de diversas regiões do Brasil, Europa e Ásia, trazendo além da mão de obra, novos sons, sabores e cores.
A população aumentava, a cidade modernizava-se, com a construção de pontes, grandes prédios e diversas várzeas. Com essa expansão acelerada, aos poucos apareciam os problemas, entre eles a crise no abastecimento de água.
Para solucioná-lo, buscou-se água nas proximidades.
A Região do Alto Cotia foi uma das escolhidas justamente por ser um lugar alto que poderia levar água por gravidade até a cidade de São Paulo. Sua construção ocorreu entre 1916 e 1933.
Na época, havia pouca estrutura para construções, maquinários e equipamentos de proteção.
Além disso, o acesso ao local era muito difícil por se tratar de uma reserva florestal composta de Mata Atlântica.
As dificuldades foram superadas e o sistema foi instalado, porém, há poucos registros e documentos de como o processo aconteceu. Entre os materiais existem fotos da época que mostram fases da construção, operários e o registro de um acidente: uma carreta tombada no morro. Acredita-se que o mesmo tenha sido provocado pelo declive das encostas, o que dificultava o acesso.
Apesar dos obstáculos, o Sistema Alto Cotia cumpriu o esperado para a época, sendo considerado, ainda hoje, um projeto preciso. Tanto que da Barragem da Graça até a Vila Romana são notados apenas 10 metros de desnível, um feito raro pelas condições da época.
O Aquetudo Alto Cotia encerrou suas atividades em 28 de fevereiro de 2000, porém, uma parte das instalações, que vai da Barragem da Graça até a Estação de Tratamento é usada ainda hoje, passará por uma reforma, onde será construída a nova Barragem.

2 comentários:

Valeria disse...

Ótima matéria, mas estou preocupada com a história da construção do aeroporto em Cotia. Será verdade mesmo?
O que você sabe sobre isso?
Agradeço se me responder.

Anônimo disse...

oi Valéria, bom dia!
A construção do aerorporto é uma preocupação de todos que amam o entorno e o municipio.
Fiz o primeiro debate sobre o assutno aqui na Granja no ano passado, trazendo especialistas sobre o assunto.
Falamos até com o Ministério da Defesa em Brasilia para tentar obter respostas, mas tudo ficou por isso mesmo.
Hoje temos uma lei de zoneamento aprovada, um Plano Diretor. Isso torna mais dificil a vinda do aeroporto. O problema não é o espaço aqui embaixo, é o espaço aéreo lá em cima , para as aproximações das aeronaves.
E só existem 3 espaços aéreos disponiveis em SP hj: Jundiaí, Sorocaba, e Caucaia.
Sinceramente, acho que a grande chance está em Sorocaba e não aqui.
Mas não podemos deixar de estar espertos, deixando claro nossa posição CONTRA o aeroporto por aqui!
bjs