quarta-feira, 29 de agosto de 2007

ÁRVORE EM RISCO

Árvore em risco
Moramos no condomínio Parque Don Henrique III, que fica no km 30 da Rodovia Raposo Tavares e estamos enfrentando um problema que julgamos bastante sério. Em frente a nossa residência, na calçada oposta, temos uma araucária maravilhosa (protegida por lei), que parece incomodar alguns vizinhos, que a todo custo querem sua retirada!!!Há mais ou menos dois anos isso foi solicitado, mas os responsáveis da Secretaria do Meio Ambiente estiveram no local, fotografaram, registraram a queixa dos vizinhos, contudo adiantaram aos solicitantes que se tratava de uma árvore em extinção e que isso não poderia ser feito. Atentem: por um acaso eu estava em casa, vi a movimentação e logo me informei sobre o que estava acontecendo, enfim.... Fiquei tranqüila e pensei: "ela estava protegida"!Hoje, mais uma vez, tentaram tal absurdo, só que desta vez chamaram o Corpo de Bombeiros para executar tal ação. Mais uma vez eu estava aqui....
Logo fui ao encontro deles, que me disseram não estarem autorizados a fazer tal serviço, por se tratar de uma árvore - araucária e não um pinheiro, como o informado na chamada de emergência e nem tão pouco estava colocando em risco nenhuma vida ou moradia. Dei meu nome e lhes contei toda a estória, como informado anteriormente.Até agora, tivemos sorte de estarmos presentes e conseguimos evitar sua derrubada. Mas esta "sorte" pode acabar, pois acredito que somos uns dos poucos a se interessar por ela. O que podemos fazer? Existe algum modo legal de "tombá-la", pois sabemos que existem várias árvores (semelhantes) na região da Granja Viana, que têm a placa de identificação do Meio Ambiente, que realmente intimidam possíveis ataques às árvores.Como conseguimos esta proteção?

Cibele D’Angelo Barretto e Mauro de Azevedo Barretto

Nenhum comentário: