quarta-feira, 9 de abril de 2008

QUARTA PISTA NA RAPOSO TAVARES?

Raposo Tavares poderá ter quarta pista entre SP e Cotia



Quinzinho Pedroso, Aloysio Ferreira, Carlão Camargo e
Fernando Chucre durante reunião na Casa Civil

Raposo Tavares:

rua ou avenida?
O acelerado crescimento no volume de carros na Raposo Tavares e a falta de infra-estrutura para atender a demanda que deve dobrar nos próximos anos, sempre foi tema de discussões entre aqueles que moram na região e são dependentes da rodovia diariamente para trabalhar em São Paulo. O temor é que o estrangulamento da estrada, já superlotada, não demore muito tempo. Todas estas preocupações foram exaustivamente debatidas no Fórum do Eixo-Raposo, realizado no início do ano na Granja Viana e que contou com lideranças, moradores e especialistas em trânsito e planejamento urbano.
A Luz no fim do túnel veio na tarde da última segunda-feira (07) do gabinete do chefe da casa civil, Aloísio Nunes Ferreira, ao lado do gabinete do governador José Serra, diretamente para o prefeito Quinzinho Pedroso e Carlão Camargo, secretário de obras. A promessa foi confirmada depois pelo superintendente do DER – Departamento de Estradas e Rodagem, engenheiro Délcio José Amador. As reformas podem não resolver definitivamente o principal problema: o excesso de carros em virtude do crescimento previsto para os próximos anos, apontado no Fórum, mas pode ajudar a por fim ao grande número de acidentes que ocorrem diariamente; facilitar a segurança e o acesso de quem depende de ônibus e diminuir o congestionamento atual.
De acordo com o prefeito, o total do investimento em melhorias deve atingir R$ 130 milhões. Novas passarelas serão construídas ao longo do trecho. E o constante risco de acidentes nos pontos de ônibus, hoje, um verdadeiro transtorno para motoristas e passageiros também deve acabar, com a instalação de pelo menos 87 baias para facilitar o acesso dos ônibus nos pontos. Hoje, na maioria dos pontos, o ônibus é obrigado a parar em plena pista da direita, porque não há recuo.
Estão previstas também nova sinalização e solução para o eterno problema de iluminação, outra constante reclamação dos usuários.
Entre as principais ações está um estudo para viabilizar a construção da quarta pista nos dois sentidos entre São Paulo e Cotia. Quinzinho garantiu à reportagem que o projeto de revitalização da Raposo Tavares já foi aprovado pelo Governador José e as obras devem ser iniciadas ainda neste ano.
Estradas de Cotia podem ser reformadas até o final de 2008O prefeito aproveitou a presença no Palácio dos Bandeirantes para fechar um pacotão de obras para a cidade, voltado para a reforma e pavimentação das estradas vicinais, de responsabilidade do Estado, que “pertencem à malha viária do município e são de intensa utilização”.
Serão onze estradas beneficiadas. “A maioria deve ficar pronta até o final do ano”, espera Carlão Camargo.
Pelo acordo fechado, a estrada da Aldeinha que liga Cotia a Carapicuíba deverá ser uma das primeiras beneficiadas e receberá asfalto novo. A Estrada de Caucaia do Alto também está entre as prioridades para receber recapeamento e os acostamentos reconstruídos. A Estrada de Água Espraiada, que liga Caucaia do Alto ao KM 50 da Bonjiro Nakao será outra beneficiada e está entre as prioridades. Também serão reformadas a Estradas Fernando Nobre, Itapevi e do Embu, a partir do km 26.
A Estrada do Morro Grande, hoje muito estreita, deve ser ampliada lateralmente e terá o asfalto trocado, além de levantamento da cabeceira da ponte sobre o Rio Cotia, para evitar os alagamentos quando ocorre a abertura das comportas da represa.
Também faz parte do pacote de obras a pavimentação da Estrada Pedro Vaz Pires, que liga a Água Espraiada ao Jardim Japão, estrada entre o Centro e o bairro Caputera; Estradas do Furquim e do Tabuleiro Verde.


(Colaboração: Cotiatododia)

Um comentário:

RICARDO disse...

Idéias e obras só aparecem em ano de eleição e todos sabemos que dificilmente qualquer ação de hoje até a eleição seja algo no caminho de uma solução definitiva. Se acontecer algo, será somente um paliativo.

Podem fazer até a 5a pista, mas com mais de 100 acessos em 15 km de Rodovia, não há alargamento que resolva. Tudo o que se faz ao longo da Raposo TRAVAres é sem planejamento e sem respeito ao direito de ir e vir da maioria.

Se eu abrir uma barraquinha de cachorro quente às margens da Raposo, ao lado do Posto Rodoviário ou ao lado de uma passarela ou viaduto, tenho certeza que uma entrada de carros será liberada e asfaltada.