sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

VIRACOPOS...

AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE VIRACOPOS
Queridos...apesar da noticia da ampliação de Viracopos, eles ainda precisam tirar a Aviação Executiva de Congonhas...ou seja, ainda corremos risco de ter um aeroporto aqui. No dia 04 saberemos...
Infraero anuncia ampliação de aeroporto de Viracopos
A Infraero assinou nesta quinta-feira (21), juntamente com a prefeitura de Campinas (SP), o Termo de Cooperação para início do processo de desapropriação de área próxima ao Aeroporto de Internacional de Viracopos. A assinatura é o primeiro passo para o início da ampliação do Aeroporto. “Estamos cumprindo a decisão do presidente Lula, que prioriza a ampliação do Aeroporto de Campinas”, diz o presidente da INFRAERO, Sérgio Gaudenzi.
O sítio atual do Aeroporto – que conta com 8.3 milhões de metros quadrados – terá, no total, cerca de 29.8 milhões de metros quadrados. Desta área, 12.3 milhões serão para ampliação imediata da segunda pista e 9.1 milhões de metros quadrados serão para acréscimos futuros.
Além da segunda pista, que terá 3.600 X 60 metros, o presidente lembra que haverá ampliação do terminal de passageiros também. “Nossa meta é segurança e conforto aos passageiros”, ressalta.
Com a assinatura do Termo, a INFRAERO prevê o desalojamento de cerca de 200 famílias, além de áreas urbanas desabitadas (terrenos), ou seja, cerca de três mil processos de desapropriação. O custo aproximado de indenizações é de R$150 milhões de reais.
O Aeroporto de Campinas, na opinião de Gaudenzi, já é um dos mais importantes da Rede pelo que representa em números de carga aérea. “Agora, sem dúvida, terá um foco especial pela perspectiva de crescimento de demanda de passageiros... até porque há o projeto da construção do acesso, via trem rápido, que ligará Campinas até São Paulo.
Vale ressaltar que o Aeroporto de Campinas acabou de ser incorporado dentro do modelo de gestão direta. Na prática, além de Viracopos, os aeroportos de Confins (MG) e Santos Dumont (RJ) passaram, desde o início desta semana a ser controlados diretamente pela sede da estatal, em Brasília. Há seis meses, uma das primeiras ações da nova diretoria da empresa foi o controle dos aeroportos do Galeão (RJ), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP). “Passamos a ter mais agilidade e flexibilidade nas decisões”, adianta o presidente da estatal.

(Colaboração: Cotiatododia)

Nenhum comentário: