quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

NOSSO PRIMEIRO DEBATE!


DEBATE SOBRE AEROPORTO REUNE GRANJEIROS E COTIANOS
Aconteceu no Espaço Conhecer, na Granja Vianna, o primeiro debate focado em reunir informações pertinentes à possível vinda de um aeroporto para Cotia.
Estiveram presentes 32 pessoas, de vários bairros, e praticamente toda imprensa de Cotia, (Site da Granja, Cotiatododia, Gazeta de Cotia) além da TV Alphaville e da Agência S/A..
Foi um debate, na minha opinião, muito significativo, pois tivemos a oportunidade de ouvir vários especialistas na área aeroportuária, o que agregou muito.
Vou fazer um resumo:
A jornalista e filósofa Baby Abrão abriu o debate, explicando o porque da nossa convocação.
João Vianna, Granjeiro e piloto privado, apresentou-nos um "mapa" do local previsto para o aeroporto em 1977, e deu informações importantes, enumerando os tópicos que mais incomodam as pessoas quando se fala em trazer para as imediações um aeroporto: Trânsito, Barulho, Poluição, Desmatamento, etc..
Marco Barbosa, engenheiro experiente em implantação de aeroportos, deu informações técnicas sobre o que é na realidade ter um aeroporto nessa região, explicando os prós e os contras.
Roberto Zullino apresentou informações/dados de 98, sobre possíveis expansões dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, falando dos benefícios e malefícios que uma obra desse porte pode trazer para Cotia.
Estiveram ainda presentes, Cristina Oka - atual Diretora do Departamento de Turismo de Cotia, Waldemar Paioli - Diretor da Gazeta de Cotia e líder do movimento contra o aeroporto em 78, João Barcelos - historiador e ex-piloto de caça em Angola, além de professores, paisagistas, advogados, engenheiros, jornalistas, biólogo, e moradores interessados nos problemas do Meio Ambiente da nossa região.
Muitas pessoas ligaram e mandaram email dizendo-se impossibilitadas de estar presente no horário marcado, por compromissos pré-assumidos, mas deixando claro que gostariam de um novo debate, a ser marcado com antecedência maior.
É isso, gente, o resultado depende de todos, o ditado já dizia que "Uma andorinha só não faz verão".
Portanto convido à todos para participarem mais, de uma maneira pró-ativa, em benefício do nosso Meio Ambiente e da nossa Qualidade de Vida!
Não podemos esquecer que um aeroporto na região trará contaminação, erosão, alteração de relevo, além das reservas do entorno serem diretamente impactadas pela constante iluminação do empreendimento, fora o impacto habitacional, e o desmatamento enorme de toda a área.
JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!
Beijo,
Fau

Nenhum comentário: