sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"No meio de uma Operação Policial".

AddThis Social Bookmark Button

Minha terça-feira com certeza foi um pouco diferente da dos demais. Apesar de já ter uma certa adrenalina na minha profissão, hoje o dia foi bem diferente...eu diria, foi bem mais movimentado e emocionante!

Acordei cedo e fui pra Caucaia acompanhar algumas denúncias da Guarda Ambiental. Depois de documentá-las, voltei prá Cotia, pois tinha combinado de participar da Operação Policial marcada para hoje. Detalhe: dessa vez eu iria acompanhar o trabalho da Polícia Civil.

Cheguei na Delegacia de Cotia, onde tinha marcado com o Delegado Titular, Dr. Paiva. Lá, ele designou a equipe com quem eu sairia e já foram me colocando um colete à prova de balas. Ganhei uns 3 kgs a mais, kkk (Pesadinho o bichinho, mas bastante confortável).

Daí veio a primeira pergunta: "Esse colete vai me proteger de que tipo de arma?" kkk! Recebi a resposta e na sequência um quebra gelo: "Calma, Fau, precisamos saber se ele está na validade". Ok, Meninos, vocês não me assustaram! Vamos prá rua! :)

De lá, subimos na viatura e fomos para o local do encontro, o pátio em frente à Prefeitura. Lá, já nos aguardavam vários guardas civis, policiais militares, o Delegado Seccional de Carapicuíba, Dr. Albano e o Delegado Seccional Assistente, Dr. Marcelo Prado , que coordenava a operação, denominada "Operação PCPM4".

A Operação foi preparada pelos delegados Dr. Paiva, Dr. Marcelo, e Dr. Albano

Marcelo me deu as boas vindas, e passou a dar as coordenadas aos policiais, dividindo a operação em grupos e zonas de atuação. Foi gratificante ver o entrosamento das policias e da Guarda em prol de um mesmo objetivo.

Novamente na viatura da "Civil", saímos em disparada. Destino: Casinhas. No nosso grupo, vários investigadores e no comando, o delegado Marcelo.

Ao chegar lá, cinco viaturas e cerca de 10 policiais, achei que iam fazer "comando" nas ruas. Nada disso. Me dei conta que iam subir o morro a pé, estilo Bope.

Os policiais começaram a subir as vielas, todos armados com pistolas e fuzis, e eu também armada, só que com uma Nikon, rs. Vixe, preciso correr para fotografar tudo! :) Adrenalina? Total!

É tudo muito rápido, nem deu tempo de sentir medo, talvez um pouco de apreensão, afinal vai que alguém ali inicia um tiroteio...mas meu espírito investigativo bateu mais forte e quando vi estava bem no meio da operação!

O mais incrível, e que já tinha sido cantada a bola pelos policiais, é que a comunidade parecia uma cidade fantasma. Não tinha uma alma viva na rua. Nem crianças, nem mães lavando a roupa ou gritando, nada. Parecia um toque de recolher mesmo.

O foco da operação era aprender drogas e tudo o que estivesse em desacordo com a Lei. Os policiais checaram algumas placas de motos, vielas, lugares estranhos e saímos em direção aos bairros da região (Panorama, Petrópolis, Sant´ana, São Miguel, etc).

Nesses bairros, já ao lado da PM, foram feitas abordagens em bares, motociclistas e checado documentos de pessoas suspeitas. Todos os policiais bastante educados e concentrados na operação.

Dado o horário combinado (17:30hs), voltamos para o pátio da prefeitura, onde o Delegado Marcelo reuniu as equipes e iniciou a segunda parte da operação. Cerca de 50 viaturas e 120 homens, se deslocaram para o Morro do Macaco, Stella Maris e Mirizola, para finalizar a operação policial, chamada de Operação Saturação, pelas ruas dos bairros.

Não deu nem 10 minutos de operação e já haviam três helicópteros (da Band, Record e mais uma que não identifiquei), sobrevoando o local. Coisa de filme mesmo.

Resultado da Operação: Nessa quarta-feira a policia divulgará o resultado oficial da operação, e o Portal Viva publicará para vocês!

Quero parabenizar o Seccional Dr. Albano, o Delegado Titular Dr. Paiva, e o Delegado Dr. Marcelo, que conduziram a Operação com bastante serenidade e profissionalismo.

E falando em profissionalismo, quero destacar a equipe dos Policiais Civis, uma equipe unida e preparada, que conseguiu me passar tranquilidade o tempo todo, sem perder o foco no seu trabalho.

Parabéns meninos!

Matéria e fotos: Fau Barbosa

Nenhum comentário: