quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O que rolou na Sessão da Câmara nesta terça-feira, 29 de agosto


No final da tarde desta terça-feira, por volta das 17h10, fui acompanhar a sessão da Câmara Municipal de Cotia. Saí de lá por volta de 19h40, por conta de compromisso já assumido e a sessão ainda não havia terminado. 

A tribuna foi palco do repúdio dos vereadores, que usaram o microfone para denunciar a "dupla função" dos motoristas da empresa Danúbio Azul. O assunto entrou em pauta após requerimento do presidente do PTB - Wellington Formiga, pedindo a criação de uma lei que proíba que motoristas exerçam também a função de cobrador. 
A lei de nº 1237/2003 já existe e proíbe terminantemente que as empresas e cooperativas utilizem condutores na função de motoristas e simultaneamente na função de cobradores. Segundo a denúncia, isso não vem sendo cumprido pela empresa, que demitiu vários cobradores. 
O vereador Marcos Nena explicou na tribuna que a não obediência à lei, estipula multa correspondente à 540 Ufir´s até o limite de quatro vezes. "Após a quarta aplicação de multa, se houver novo descumprimento, será considerada falta grave, o que pode resultar em revogação do contrato de concessão", disse. Os vereadores prometeram fiscalizar para que a lei seja cumprida.

Após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, foram lidos os projetos, entre eles o de nº28/2017, que diz respeito a cessão de um terreno da Prefeitura, de 998 metros quadrados, que está ocioso e deve sediar a nova Câmara Municipal.

Também foram lidos e aprovados três Projetos de Lei: a Medalha do Mérito Dispositivo aos idosos medalhistas que participaram do JORI - - Jogos Regionais do Idoso, além de um Diploma de Honra ao Mérito para a fundadora do 1º clube de mães da cidade, proposto pelo vereador Prof. Osmar, do Caputera.

A sessão teve ainda aprovação de moção de aplausos para a APAE Cotia, que realizou no último sábado, no Estádio Municipal Euclides de Almeidao "Futebol Solidário", em parceria com a Seleção Brasileira de Masters. O evento contou com a presença de grandes nomes da Seleção Brasileira, como Müller, Giovanni, Nenê, André Luis, entre outros.

Também foram aprovadas as moções de aplausos para o grupo adventista "Os Desbravadores" e para todos os idosos de Cotia que participaram do JORI.

Os vereadores usaram a tribuna para parabenizar o Campeonato Municipal de Futebol que se encerrou no final de semana. O excesso de comentários a respeito acabou irritando uma mulher que estava no plenário. "Eu não vim aqui para ouvir falar de futebol", reclamou. O presidente Paulinho Lenha pediu silêncio, enquanto um vereador discursava. Lembrando que a Câmara de Cotia não possui "Tribuna Livre" e veta as manifestações dos presentes. 

Nenhum comentário: