terça-feira, 27 de maio de 2008

LEI CIDADE LIMPA ENTRA COMO EMENDA E É APROVADA NA LEI DE ZONEAMENTO, VOTADA HOJE NA CÂMARA DE COTIA!

VEREADORES VOTAM NOVA LEI DE ZONEAMENTO!

Queridos vizinhos da Granja e de Cotia:

No ano passado, em setembro, escrevi uma matéria em minha Coluna no Site da Granja, falando da necessidade de termos uma Lei Cidade Limpa por aqui. Por conta dessa matéria, foi colocada uma enquete no Site, querendo saber a opinião dos moradores.
Essa iniciativa se deu por conta da poluição visual absurda que nos agride todos os dias não só na Raposo Tavares, como nos finais de semana em nossas ruas, por conta dos novos empreendimentos imobiliários.

Na época, questionei sobre a possibilidade de eu mesma apresentar um projeto na Câmara, mas me foi dito que teria que fazer isso através de um vereador, ou via um abaixo assinado com pelo menos 2% dos votos válidos do Municipio (cerca de 5.000 na época).

Há 1 mês, uma outra moradora publicou no Jornal Daqui sua vontade
de brigar por esse projeto Cidade Limpa, em Cotia.

Pois é com muita alegria que conto pra vocês que nosso Município já
pode ter sua LEI CIDADE LIMPA!

Sim, É VERDADE!!!

Apresentada pelas mãos do Vereador Laércio Camargo, como emenda
da Nova Lei de Zoneamento votada hoje na Câmara,
a LEI CIDADE LIMPA foi votada e aprovada por unanimidade!

Parabéns Dr. Laércio, pela iniciativa, pelo empenho!
Parabéns Senhores Vereadores,pela empatia com a vontade da Comunidade!
Parabéns Prefeito Quinzinho, por ter sido peça importante nesse desfecho, aconselhando as lideranças na Câmara pouco antes da votação!
JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!
SEMPRE!
Lembrando que agora, a Lei, aprovada por unanimidade, será normatizada e sancionada pelo Prefeito.

bjs
Fau

quarta-feira, 21 de maio de 2008

CORTE DE ÁRVORES X TRANSPLANTES...

Relembrando...
A BR Malls começou "Mall" sua obra do Shopping, na Adib Auada...
Após a reunião com os moradores, acabou cortando árvores que poderiam ser transplantadas...
e haviam prometido à Comunidade que iriam ver a possibilidade do transplante...

E então...
Na tentativa de minimizar o estrago, nos perguntou o que poderia ser feito, e sugeri que urbanizassem a praça na nossa rua, transplantando as árvores que ainda não tinham sido cortadas. (1 mangueira, 1 quaresmeira, 1 abacateiro e 4 paus-ferro).O transplante aconteceu na 6a feira e no sábado, e apesar de não ter tido nenhum técnico ou biólogo acompanhando, vamos rezar que elas sobrevivam, pois foram praticamente "arrancadas" do terreno.
Ontem liguei pro Valdir - responsável pela terraplenagem, e deixei recado, dizendo que "árvores precisam de água, de adubo", pois não basta apenas jogar as coitadinhas na praça e esquecê-las...Há que se ter responsabilidade com elas, e tratos culturais imprescindíveis
nesses primeiros 60 dias de adaptação.Senão, todo o esforço terá sido em vão, e como dizia meu pai "Prá Inglês ver"...

Vejam as fotos e analisem a situação...
bjs
Fau

NOTA:
Acabei de falar com o Valdir por telefone, e combinamos que nos próximos 60 dias a BR Malls será a responsável pelo cuidado da praça. Os 3 paus-ferro que ficaram no terreno serão sangrados a partir de sexta-feira para serem transplantados com calma.
(Vamos, em parceria com o Sub Prefeito Luis Gustavo, utilizá-los nos jardins ao lado do viaduto, juntamente com as palmeiras e outras árvores que estaremos transplantando do Pinus Park, fazendo assim o embelezamento do "Portal de entrada da Granja").
Agora na parte da tarde, iniciarão o plantio da Grama na praça...

as fotos do resultado final eu posto mais tarde pra vcs.

bjs
Fau


CONHEÇAM TODO O PROCESSO NAS FOTOS ABAIXO...

RAÍZES EXPOSTAS DO ABACATEIRO...
VAMOS REZAR QUE ELE SOBREVIVA...


ABACATEIRO SENDO TRANSPLANTADO...

PAU-FERRO SENDO TRANSPLANTADO...

RAÍZES SEM TERRA NENHUMA...

AINDA TRANSPLANTE DO PAU-FERRO


PAU-FERRO SENDO ERGUIDO APÓS TER
SIDO RETIRADO DO TERRENO



ABACATEIRO RECEBENDO TRATOS CULTURAIS
APÓS TER SIDO MACHUCADO NO TRANSPLANTE


















terça-feira, 20 de maio de 2008

E A SUJEIRA TÁ CORRENDO SOLTA NA GRANJA VIANNA...

Toda segunda-feira é mesma coisa.

Passado o furacão das incorporadoras imobiliárias no fim-de-semana, (com sua poluição visual absurda, com a abordagem irritante das meninas nas lombadas querendo nos enfiar panfletos goela abaixo), só o que vemos é a sujeirada deixada por essas pessoas em todos os canteiros por onde passaram.

Copos descartáveis, guardanapos, todo tipo de sujeira possivel, que com o vento acaba se espalhando, e termina por EMPORCALHAR o nosso espaço.

Gostaria de saber até quando vamos ser "invadidos" por essas pessoas sem o mínimo de educação.

Até quando vamos ter de conviver com cenas absurdas como essa?

A Sub Prefeitura não dá conta de limpar tanta sujeira! Está na hora dessas pessoas começarem a ser abordadas, no mesmo perfil com que nos abordam, e serem educadas, passo à passo, pois é o fim da picada moradores terem que sair pra caminhar e ir catando lixinho na rua, como ouvi de uma moradora do Jardim das Paineiras.

Fica aí o recado.

Somos formiguinhas, mas como diz meu amigo Rick Navarro, formiguinhas com MEGAFONE!

bjs
Fau

sábado, 17 de maio de 2008

CYRELA DESCUMPRE TRATO COM MORADORES




Na última reunião com a Cyrela, realizada há 2 meses no stand de vendas do Vertentes da Granja, nos foi prometido que mais nenhuma árvore seria derrubada.


Não foi o que aconteceu na última 5a feira, quando os moradores do Villa Vianna e da rua Tangará começaram a me enviar emails, me ligando pra avisar que a Cyrela estava cortando dois eucaliptos em frente ao Villa Vianna.



Estive lá e constatei a maldade. Denunciados ao Angelo, diretor do Meio Ambiente de Cotia, o mesmo foi até lá na sexta feira e constatou a irregularidade. Disse que serão multados e terão de compensar o estrago feito.


Estamos de olho, e se essas empresas acham que conseguem tudo o que querem, podem até conseguir, mas estarão na mídia no dia seguinte.


Chega de passividade.

Continuem denunciando. Somos formiguinhas mas já estamos virando um belo formigueiro!


bjs

Fau


SENADOR EDUARDO SUPLICY FAZ PALESTRA NO COLÉGIO MÁRIO SCHENBERG

Fau e Eduardo Suplicy
Cidinha, Suplicy e Fau

Na última sexta-feira, 16 de maio, o Senador Eduardo Suplicy esteve no Colégio Mario Schenberg, ministrando uma Palestra sobre o Projeto Renda Mínima.

Homem de grande inteligência e postura, além de pessoa extremamente divertida, ele nos trouxe um vídeo de sua viagem à Bagdá, onde apresentou o Projeto ao Primeiro Ministro, mostrando como a violência poderia ser diminuída.

Sempre tive uma grande admiração por ele como pessoa, e brinquei, dizendo que ele era o único petista que tinha meu voto garantido, rsrs, afinal, sou PSDB desde sempre! Ele riu!

Pude conversar com ele, e ver o quanto é atuante nas questões sociais.

Pessoas assim deveriam ser clonadas e colocadas na administração do nosso País.
Quem sabe um dia!

bjs
Fau




sexta-feira, 16 de maio de 2008

NOTICIAS SOBRE TERRENO DO SHOPPING X ÁRVORES

acessem o link abaixo e vejam a matéria completa na minha coluna do Site da Granja.

http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?col=587&coluna=587&cn=33&scn=453

Essa semana está meio corrida , mas prometo atualizar o Blog no fim desemana com tudo que está acontecendo essa semana.

bjs
Fau

CURSO DO SEBRAE EM COTIA

"SELO PREFEITO EMPREENDEDOR TRAZ CURSO DE LIDERANÇA PARA COTIA"




Nos últimos diias 6,7,8,13 e 14 de maio, pude ter o prazer de participar de um curso oferecido pelo Sebrae, por conta do Selo Prefeito Empreendedor que o nosso Município recebeu.

O Curso "ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS E PRIVADOS - FORMAÇÃO LIDERANÇA", foi ministrado nas dependências da Secretaria de Educação de Cotia, pelo Sebrae Osasco.

Várias entidades, públicas e privadas participaram do curso, e no final apresentaram projetos.

Nosso grupo, apresentou o projeto "Adote sua rua e faça amigos".

A idéia é implantar um Projeto Piloto de Educação Ambiental nos bairros mais afetados do Municipio, e replicar para várias ruas.

O foco do nosso projeto é também a integração entre os vizinhos, tão importante para que um projeto desse naipe dê certo.

JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!

Bj,
Fau

quinta-feira, 15 de maio de 2008

EXPLICAÇÃO DO SHOPPING SOBRE O CORTE DAS ÁRVORES

Sobre o fato de os moradores da Granja terem sido surpreendidos pelo corte das árvores no terreno da BRMalls, na última 3a feira, a Br Malls esclareceu que isso se deveu a um engano, um "ruído de comunicação".

Segundo a BRMalls, Marcelo Kingston, que participou da reunião com o movimento de moradores, no final de abril, deixou o cargo de Gerente de Desenvolvimento para Paulo Coelho.
Uma "falha" na comunicação entre ambos, fez com que Paulo autorizasse a entrada da equipe encarregada da terraplenagem no terreno e cortasse as árvores.

Quando liguei para o Marcelo no Rio, no celular, e avisei sobre a revolta da comunidade, foi dada a ordem para que os trabalhos fossem paralizados na mesma hora.

Segundo a BR Malls, o acordo com a comunidade está mantido: as árvores sadias serão transplantadas.
Hoje, às 9h, estive no local em reunião com o Angelo, diretor do Meio Ambiente, com o Valdir, da terraplenagem e com o Marcelo, da assessoria de imprensa e a Baby Abrão.

A Br Malls enviou um jardineiro para fazer o transplante de quaresmeiras e paus-ferros, espécies que, têm chances de resistir à operação.
Em contrapartida, conseguimos com eles a urbanização da praça localizada entre os Condominios San Diego e Villanova, e estarei fazendo o Memorial Descritivo de tudo que faremos lá.

É mais uma amostra da força da Comunidade, quando unida e organizada.

ESTAMOS DE OLHO NA GRANJA SIM!!!!
Fau Barbosa

PROJETO ÂNCORA DENUNCIA DESMATAMENTO!

PROJETO ÂNCORA DENUNCIA DESMATAMENTO

As primeiras a cair foram as jabuticabeiras

"Se não queres perder-te no esquecimento logo ao morrer, ou escreve coisas dignas de ler-se ou faze coisas dignas de escrever-se".(Benjamin Franklin)

Prezados Senhores,

Este mês tivemos uma experiência na vizinhança do Projeto Âncora que nos deixou perplexos.Uma chácara de uns 4 mil m2 foi vendida e soubemos que nela será feito mais um condomínio.

Esta chácara estava há anos abandonada, crianças pulavam os muros para colher jabuticaba, pinha, caqui.

Uma piscina fez a alegria da garotada durante um tempo. Depois começou a preocupar por causa da dengue. Avisamos a Vigilância Sanitária do município que autuou o proprietário, mas a piscina continuou lá sem cuidado.

Pulamos o muro, tiramos foto, colhemos água, mobilizamos a vizinhança, até que tomaram providência.No sábado, dia 5 de abril uma moto serra começou a cortar as árvores, as primeiras a cair foram as jabuticabeiras.

Nosso medo era que chegasse a vez das araucárias e paus-ferro.

Falamos com o vizinho que chamaríamos a polícia e ele parou, para recomeçar cautelosamente nos dias seguintes.

Ligamos para a Polícia Florestal que deixou claro que não poderia atender a denúncia porque só tem duas viaturas para 7 municípios.Recorremos a todo mundo: jornais locais, Ibama, Greenpeace, Secretaria do Meio Ambiente, Policia Militar e para a própria Florestal ligamos todos os dias cobrando resultado da denúncia.Nada.Não conseguimos nada.

O sentimento é de que estamos ao Deus dará, com o Estado ausente, cada um fazendo o que bem entende.Ficamos muito desanimados e ampliamos nossa preocupação para o imenso território brasileiro.

Como poderemos salvar a Amazônia do desmatamento se não conseguimos salvar sequer uma árvore no nosso vizinho?Qual a saída? Como fica nosso papel de educador de alimentar a esperança junto às crianças e jovens? E que aprendizado tirar dessa experiência?

Temos algumas pistas de ação que ainda estamos tratando de avaliar. Uma delas é a de plantar com nossas crianças o triplo de mudas das mesmas árvores derrubadas em algum local do bairro.

A outra é organizar uma comissão de adolescentes e jovens que estudem essas questões e que pensem em ações para conscientização dos moradores do bairro.Mas o mais importante é não deixar que ações desse tipo caiam no lugar comum.

A indignação é o primeiro sentimento e que nunca devemos deixar morrer. Se não nos indignarmos diante da destruição da vida, estaremos sendo coniventes com quem está cometendo o crime.

Partilhamos essa experiência para alimentar a indignação.

Atenciosamente,

Walter Steurer
Projeto Âncora
11-4612-9966
ancora@projetoancora.org.brwww.projetoancora.org.br

sexta-feira, 9 de maio de 2008

MAIS UMA CONQUISTA NOSSA!!!



MORADORES DA ADIB AUADA E RUA TANGARÁ
CONQUISTAM IMPLANTAÇÃO DE JARDIM


Em mais uma parceria firmada com empreendedores que chegam
à região da Granja Vianna, nós, moradores da rua Adib Auada e antiga Rua Tangará (Gal. Fernando de Albuquerque), fechamos um acordo de contrapartida com a GAFISA , por conta das obras do Raízes da Granja.

A empresa se comprometeu a embelezar uma parte do canteiro de acesso que liga a Raposo às duas ruas. (sentido Cotia-SP).
Enviamos as fotos do local, e o diretor José Celan se comprometeu a fazer um projeto de paisagismo ali.

As plantas e terra já chegaram, e a paisagista Cristiane deve iniciar a implantação da obra ainda hoje - sexta feira.

Se cada lutar pelo seu "cantinho", com certeza a coisa muda!
Parceria é tudo!

Vou acompanhar a implantação agora à tarde e aviso vcs.

JUNTOS VAMOS MAIS LONGE!

FAU BARBOSA

Movimento Granja Viva
Conseg - Granja Vianna
C.M.M.A. - Conselho Municipal do
Meio Ambiente

CURSO É APROVEITADO PARA PROJETO DE MEIO AMBIENTE

Rosely, Sonia, Fau, Fernanda, Gema - coordenadora do Sebrae, e Mauro


Está acontecendo na Secretaria de Educação de Cotia, o curso promovido pelo Sebrae "Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Públicos e Privados".

Este curso é um dos cursos que o Prefeito Quinzinho captou para a cidade, através do Selo Prefeito Empreendedor.

Estou participando do curso e foram formadas equipes.

Nossa equipe, optou por apresentar um projeto sustentável, voltado para o problema da Degradação Ambiental.

E após levantarmos causas e consequencias dessa degradação ambiental no Município, resolvemos criar um projeto voltado para a educação ambiental, com a conscientização dos moradores.

O projeto " Adote sua rua e faça amigos " deverá implantar coleta seletiva, e prevê o plantio de árvores e recuperação de mata ciliar onde houver.

É A COMUNIDADE EMBELEZANDO A SUA RUA, E CONFRATERNIZANDO COM SEUS VIZINHOS!

JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!!!!
Fau Barbosa

quinta-feira, 1 de maio de 2008

PISO ESCORREGADIO NO ESTACIONAMENTO DO WAL-MART

Pessoal:

A coisa é séria.
Já há alguns meses, presenciei dois tombos feios de moto na entrada do estacionamento do Wal-mart, em dia de chuva. E um deles foi com uma moto enorme e bem pesada.

O piso encharca e como tem um leve verniz, perde a aderência.

Numa outra vez foi uma Pajero, 4x4, que também derrapou, e todos estavam em baixa velocidade, logo após pegar o cartão e virar à direita no estacionamento.

Anteontem, foi a minha vez.

Eram 17:45, tinha acabado de pegar minha filha na escola e tava indo pra Revistaria.
Estava caindo o mundo lá fora - muita chuva - e o estacionamento já tinha bastante água empoçada.

Resultado:
Ao entrar nele e tentar virar à direita, meu carro patinou legal, sem que eu pudesse ter nenhum controle sobre ele, e só parou quando bateu metade na coluna e metade embaixo da lanterna de uma palio weekend.
A coluna e a palio sairam ilesas, nada aconteceu, mas o capô do meu peugeotzinho, amassou, pois ele é baixinho.

Já entrei em contato com o Gerente da loja e vou fazer um BO.
Eles tem seguro, e sinto muito, a culpa não é minha, pois já devo ser o "enésimo" caso, e desde a inauguração eles tem sido avisados sobre o piso escorregadio.

Portanto, fiquem espertos em dia de chuva.
Sempre é bom avisar.

bj
Fau