quinta-feira, 20 de setembro de 2007

VAMOS CONTER AS QUEIMADAS!

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É ESSENCIAL PARA CONTER QUEIMADAS!
Educação ambiental é essencial para conter queimadas Ao participar do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o governo federal tem ampliado os esforços, em conjuntos com as secretarias estaduais, para combater os incêndios ocorridos. Segundo ela, é fundamental estabelecer programas de educação ambiental para a população.“Existe uma conjunção de altas temperaturas, umidade baixa e falta de educação ambiental das pessoas, que fazem queimadas acidentais e até criminosas”, afirma. Em agosto, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 16.592 focos de incêndio em todo o país. O número é mais que o dobro do constatado no mesmo período do ano passado (8,2 mil focos). Os estados que mais registraram focos foram Pará (5.020), Mato Grosso (4.665) e Rondônia (1.663).Marina Silva disse que, no ano passado, o ministério tentou fazer uma campanha de educação sobre os perigos do uso indevido do fogo, mas a idéia foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que entendeu que seria uma campanha desnecessária. “No meu entendimento, nada mais necessário do que prevenir o erro do que ficar gastando dinheiro público para apagar o fogo e o prejuízo da queima da biodiversidade”, comentou a ministra.
Ano de fogo
A estiagem prolongada, a vegetação seca e a baixa umidade relativa do ar fazem com que 2007 seja considerado o “ano do fogo”, de acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Elmo Monteiro. Segundo ele, neste ano já foi registrado um número 30% maior de queimadas em áreas florestais que no mesmo período do ano passado.
“Em 2006 tivemos algumas chuvas no período de estiagem, o que não tivemos este ano, e isso tem prejudicado bastante o controle do incêndio no país”, explica.
Em agosto, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) registraram 16.592 focos de incêndio em todo o país. O número é mais que o dobro do constatado no mesmo período do ano passado (8,2 mil focos). Os estados que mais registraram focos foram Pará (5.020), Mato Grosso (4.665) e Rondônia (1.663).
Monteiro apontou a utilização de fogo fora de época, especialmente por pequenos agricultores, como outro fator que preocupa as equipes que trabalham no combate a incêndios florestais: “Isso tem nos preocupado muito porque, por mais que você tenha um trabalho de prevenção, com as questões climáticas associadas à atuação dessas pessoas realmente fica muito difícil para nós controlar essas unidades”.
Ele disse que o Prevfogo faz, anualmente, convocação nas comunidades que residem no entorno das unidades de conservação para selecionar e treinar brigadistas, que depois são contratados para prevenção e combate ao fogo. “As unidades são dotadas de equipamentos de combate, veículos, quando necessários, aeronaves, caminhões-pipa, equipamentos individuais”, disse. Segundo Monteiro, o contingente soma 950 brigadistas, e a meta é chegar ao final do ano com 1.288.
“Com o nível dos incêndios que estão ocorrendo este ano, os brigadistas do Prevfogo não são suficientes, então temos que recorrer ao apoio de outras instituições, como militares do Corpo de Bombeiros, Exército, voluntários, além de outras instancias, como a Polícia Federal. Quando foge a esse controle trabalhamos em parceria com instituições estaduais e municipais”, finalizou.

(Cotiatododia)

Nenhum comentário: