domingo, 16 de setembro de 2007

CÓRREGO POSCIUM X SERRANO X ENCHENTES

CÓRREGO POSCIUM X SERRANO X ENCHENTES
De inicio,gostaria que vocês que estão lendo essa matéria, a tratassem como informação de uma fonte confiável. Meu desejo nesse Blog, é tentar consertar as situações erradas . Um granjeiro me enviou toda essa estória, que compartilho com vocês:
"Vim para a Granja em 1980 , tudo terra, a Raposo ainda em pista simples , iluminação nem pensar, telefonemas para SP necessitava de ajuda da telefonista, a neblina era diária, etc mas sempre um ótimo lugar para viver.
O Serrano já existia,pequeno, assim como outros comércios que ainda estão por aqui.
O córrego ,do qual ainda não sei precisar o nome correto, corria livremente, possuia até peixes. Suas margens eram mais abertas e durante chuvas mais fortes, estendia sua largura até quase a José Felix em algum ponto mais baixo. Esta situação durou até cerca do inicio dos anos 90, quando construções diversas foram aparecendo no entorno. Neste periodo, o prédio do Serrano foi gradualmente avançando contra o córrego , espremendo-o mais e mais e criando uma espécie de corredor de confinamento, delimitado de um lado pelos fundos das residencias e de outro pelas propriedades que fazem frente pela Rua Jose Felix de Oliveira. Qualquer foto mais antiga atesta este crescimento mas não registra o crime que veio sendo executado , por meio do estaqueamento do leito do rio e construção dos anexos do supermercado por cima, bem como os imoveis do shopping e do depósito de construção. O corrego foi afunilado de tal forma que, a partir do meio da década de 90 , as chuvas mais fortes provocassem a interdição da José Felix na altura da ponte que existe em frente à farmácia devido ao transbordamento do mesmo, sem contar no que começou a ocorrer à montante , inundando casas, piscinas e imóveis - nas fotos em anexo voces podem ver o estrago de uma destas enchentes e o aspecto é que estou cerca de tres metros acima do leito.
Some-se à tudo isto o fato de que todo o entorno da Raposo Tavares desde o km 22.8 (São Camilo) até a entrada do km 24 foi sendo ocupado por mais e mais imóveis, e toda a água pluvial recolhida é captada por este mesmo córrego, bem como o esgoto de tudo isto : sim,esgoto .
Pois agora também convive-se com este córrego transformado em esgotoa céu aberto, devidamente represado pelas estacas do Serrano , numa armadilha perfeita para papel,galhos e tudo o mais que agora é jogado no corrego. Quem conhecer a parte traseira do Serrano, sobre o rio, com as baratas,ratos e esgoto que tem por lá, não entra ali para comprar. Some-se ao fato de agora ele se apoderou de vez de mais uma parcela do rio , juntamente com novas construções ( WAL MART gente...) que vão captar água de chuva e despejar adivinhem aonde??.
Caso não seja tomada nenhuma medida URGENTE (ééé sim,urgente , coisa para ontem ! ) , nas próximas chuvas teremos transbordamentos ainda piores e fatais, pois neste que eu mostro nas fotos , todo um muro de arrimo foi levado pelas águas, na parte traseira dos restaurantes.Como vai ser da próxima?
Quando do asfaltamento das ruas Nova Amazonas,Nova America e outras, tentei mostrar ao Secretário de Obras da época a necessidade urgente de uma medida saneadora nesta condição do córrego, e até a reforma da ponte para que pudesse dar vazão ao volume crescente de água.Tudo isto que estou narrando pode ser comprovado perguntando-se à qualquer morador da rua Roma, Rio Bonito,Cascavel e outras à jusante da ponte .
Adivinhem o que resultou???
Não acredito que de hoje ao fim do ano o Serrano seja obrigado a restaurar o que fez, demolindo o estacionamento por cima do córrego, criando uma segunda entrada por outra rua,etc.Mas algo tem de ser feito e VIGIADO e COBRADO.
Nenhuma das pessoas hoje poderá virar as costas para o que já existe, devemos lutar para que tenhamos um minimo de respeito pelas pessoas e pelo ambiente onde vivemos.Eu pessoalmente pago pela limpeza das margens do rio por uma extensão de cerca de 200 m ,EM AMBAS AS MARGENS, ensacando todo o mato e entulho e providenciando sua remoção;faço isto a cada tres meses por uma questão de limpeza e prevenção.Faço sozinho pois nunca ninguém demonstrou solidariedade para tal.Ninguém sequer aderiu à uma solicitação minha para que os limitrofes do corrego se cotizassem e executassem uma limpeza mais profunda, inclusive baixando o leito em 40 cm; somente a sub prefeitura da Granja, por meio do Luis Gustavo, se comprometeu a ceder máquinas(falo isto não por que o Luis Gustavo é meu amigo, falo pois foi o unico a demonstrar solidariedade para a causa).
Inclusive neste feriado esta limpeza está sendo feita mais uma vez,desta vez com a ajuda do Marcos Amaral, proprietário da Estação do Sino.Se quizerem conferir como fica o corrego na minha divisa , é só entrar no estacionamento dos restaurantes e olhar.Comparem depois com a divisa do shopping,serrano ,etc.
Vou continuar fazendo assim mas agora vou cobrar uma postura mais séria quanto ao assunto.Acredito que teremos alguma solução mas esta tem de ser acompanhada de atitudes prévias,não adinatará nada ficar esperando ações públicas sem qualquer outra atividade antes.Vamos nos mexer e concientizar a coletividade dos problemas,eles afetarão a todos muito mais do que fizeram até hoje."

Máskara

Nenhum comentário: